A trajetória do editor José Olympio Pereira Filho

Marisa Midori conta como o paulista se tornou o principal editor e agitador cultural da rua do Ouvidor

 29/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 10/04/2017 as 16:30

Ouça a coluna da professora Marisa Midori:

logo_radiousp790px

20161017_olympio_colunistamidori
José Olympio Pereira Filho – Foto: Divulgação

Na coluna “Bibliomania” desta semana, Marisa Midori narra a trajetória de um grande editor brasileiro: José Olympio Pereira Filho. Paulista, nascido em Batatais, Olympio se tornou um dos principais editores e agitadores culturais da rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro.

Marisa relata que Rachel de Queiroz, que teve diversos livros editados por Pereira Filho, o apontava não só como o melhor editor de seu tempo, mas também como um pai ou irmão, que sabia dos problemas de seus editados e se tornava amigo íntimo dos autores. Na próxima semana, a coluna “Bibliomania” abordará a contribuição de José Olympio, ou J.O., para as edições populares de autores nacionais e estrangeiros.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.