Um mosaico cultural

Por Marcelo Mulato, diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP

Publicado: 15/04/2024

Marcelo Mulato – Foto: FFCLRP
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) iniciou suas atividades acadêmicas oficialmente em 1964, com quatro cursos – Biologia, Física, Psicologia e Química (a Física seria provisoriamente substituída por Licenciatura em Ciências). Era um ambiente acadêmico ainda em formação no novo campus no interior do Estado, uma antiga fazenda de café.

Dez anos mais tarde, em 1974, a FFCLRP foi oficialmente incorporada à USP e, em 2010, após sua última reestruturação, passou a ser composta por sete departamentos: Computação e Matemática; Física; Química; Biologia; Psicologia; Educação, Informação e Comunicação; e receberia um novo integrante – o Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Hoje a FFCLRP é responsável por dez cursos de graduação.  Um campo de formação e de pesquisa efervescentes e em constante crescimento que também oferta 10 cursos de pós-graduação. Durante este longo período, mais de 16 mil profissionais foram formados.

O campus da USP em Ribeirão Preto se transformou em um polo regional de saúde, referência para todo o País, e neste cenário a FFCLRP tem importante contribuição. Hoje, a FFCLRP se transformou em um sólido difusor de ciência e de arte. Desde 1971, o Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada atende no campus. Mais de 2,3 mil pacientes são atendidos, com acréscimo de 40% nesta demanda nos últimos anos, fruto das várias consequências da pandemia de covid-19. As ações do Departamento de Psicologia, tão diversas quanto necessárias, incluem Grupos Comunitários de Saúde Mental; participação na Política Nacional de Educação Infantil; na formação de profissionais junto à prefeitura de Ribeirão Preto para os cuidados de adolescentes em conflitos com a lei; e projetos sobre o sofrimento psíquico e o racismo.

Há exemplo de softwares inteligentes como o caso do aplicativo SofiaFala, desenvolvido pelo Departamento de Computação e Matemática como ferramenta para distúrbios de fala de crianças com Síndrome de Down. O sistema, interativo e gratuito, roda em celulares e tablets e pode ser utilizado no ambiente doméstico. As imagens e sons captados nos exercícios fonoaudiológicos são analisados e oferecem respostas sobre a performance: uma lúdica, para a criança e os pais responsáveis pelo treino; e outra com dados métricos e estatísticos para que o fonoaudiólogo possa elaborar estratégias para melhorar a evolução clínica da criança.

O Departamento de Química lidera importantes pesquisas na área da nanotecnologia, como a terapia fotodinâmica do câncer de pele. Também contribui fortemente na área de Química Forense, na qual há uma extensa gama de atividades, com pesquisa, prestação de serviços especializados e atendimento às demandas de órgãos públicos.

Novas ferramentas tecnológicas podem auxiliar no diagnóstico e terapias e têm repercussão direta no bem-estar da sociedade. Há vinte anos, o Departamento de Física criou diversos grupos de pesquisa multidisciplinar, envolvendo diferentes áreas do setor de tecnologia em saúde. As pesquisas se concentram na integração de nanotecnologia, ultrassom, magnetismo e luz, visando o avanço de tecnologias disruptivas. Especificamente, os trabalhos do Grupo de Inovação em Instrumentação Médica e Ultrassom ganharam repercussão nacional e internacional como o desenvolvimento de simuladores físicos e protocolos de treinamento e planejamento cirúrgico para a separação pioneira de gêmeas siamesas craniópagas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) e a implementação de métodos de aperfeiçoamento da imagem fotoacústica para pessoas de pele escura, representando uma importante contribuição para promover a equidade na área da saúde.

Outra frente, a arte, não conhece limites para a interação social. O Departamento de Música promove oficinas e corais e periodicamente a USP Filarmônica realiza concertos gratuitos. O USP Música-Criança, gratuito, de iniciação musical, é aberto para crianças e jovens economicamente desfavorecidos, com a colaboração de alunos, professores e funcionários da USP. A Lyra Orchestra é uma orquestra formada somente por mulheres, pensada a partir da necessidade de promover e valorizar a atuação de musicistas no excludente cenário musical do interior do estado de São Paulo.

A repercussão social alcançada pela FFCLRP é incomensurável. Abriga Exatas, Humanas, Biológicas e Artes. Sua linha mestra traz como essência a formação do espírito científico e o respeito humano, sólidos alicerces lançados 60 anos atrás.

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)