Revista traz exemplos de como renovar ensino em cursos de graduação

Publicação da USP, a “Grad+” reúne artigos e relatos sobre experiências pedagógicas no ensino superior

11/07/2017 - Publicado há 7 anos
Em quase um ano, revista já publicou quatro edições com práticas de ensino na graduação – Foto: montagem

.
Mapas conceituais em uma aula de engenharia de transportes, viagens didáticas para preparar melhor profissionais de turismo, criação de um acervo físico de materiais voltado a estudantes de design e arquitetura. Esses são apenas alguns exemplos de práticas voltadas a uma melhor formação no ensino superior e que estão descritas na nova edição da Grad+, a Revista de Graduação da USP.

Em quase um ano de existência, a revista já atingiu a marca de trinta artigos e cinquenta relatos publicados e foi classificada como B2 na área Ensino, em avaliação recente promovida pelo sistema Qualis Periódicos.

A publicação reúne trabalhos sobre boas práticas de ensino no âmbito da graduação – são experiências pedagógicas e pesquisas teóricas e empíricas que incluem os mais diferentes cursos não só da USP, mas de qualquer instituição disposta a submeter textos à revista.

O relato que estampa a capa da Grad+ apresenta as atividades propostas pela disciplina Estratégias e
Instrumentos Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia, do Instituto de Biociências (IB) da USP. As professoras Suzana Ursi, Alessandra Fernandez Bizerra e Maria Aparecida Visconti contam como foi a experiência de criar um cronograma aberto, uma proposta na qual os estudantes tinham autonomia na escolha de temáticas para desenvolver um projeto e podiam opinar sobre os conteúdos a serem abordados na disciplina.

Nova edição da Grad+ – Foto: Reprodução

Em artigo, as professoras Cristiane Aun Bertoldi e Denise Dantas explicam como foi o processo de implantação e manutenção do Materialize, um acervo físico e digital de materiais que serve de suporte para os cursos de Design e Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

A edição atual da revista traz ao todo oito artigos e 17 relatos, abarcando as mais variadas áreas do conhecimento.

A Grad+ é mantida pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, com foco em professores do ensino superior, além de pós-graduandos e profissionais envolvidos na área. A edições anteriores da Grad+ podem ser acessadas gratuitamente no site da revista e no Portal de Revistas USP.

Mais informações: site http://gradmais.usp.br/, e-mail gradmais@usp.br