Maior instituição americana de oncologia premia médico da USP

André Filipe Junqueira dos Santos ganhou reconhecimento por seu trabalho na área de Cuidados Paliativos

 28/06/2017 - Publicado há 7 anos
André Filipe Junqueira dos Santos, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) – Foto: Divulgação

.

Coordenador da área de Cuidados Paliativos da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, André Filipe Junqueira dos Santos foi o primeiro médico brasileiro premiado pela Sociedade Americana de Oncologia. A escolha levou em consideração a produção científica e o impacto do trabalho do médico na área de Cuidados Paliativos.

“A premiação, que vem da maior instituição americana de oncologia, é mais um indício de que os cuidados paliativos estão crescendo no Brasil. Espero que nos próximos anos muitos brasileiros tenham oportunidade de recebê-lo também”, afirma Santos, que é vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

O prêmio International Development and Education Award in Palliative Care (Idea-PC) foi entregue durante congresso realizado, de 2 a 6 de junho, em Chicago, pela Conquer Cancer Foundation da American Society of Clinical Oncology (Asco). Os premiados pela Asco têm a oportunidade de conhecer outros centros de cuidados paliativos nos Estados Unidos. O brasileiro conheceu o da Universidade de Stanford, na Califórnia.

Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Santos fez residência em Clínica Médica e Geriatria no HCRP. É especialista em Medicina Geriátrica, Oncogeriatria e Cuidados Paliativos. Atualmente, coordena o Serviço de Cuidados Paliativos da Unidade de Emergência e atua no Ambulatório de Oncogeriatria, ambos do HCRP.

Cuidados Paliativos no HCFMRP

A missão da equipe de Cuidados Paliativos é garantir aos pacientes qualidade de vida, minimizar o sofrimento de portadores de uma variedade de condições ameaçadoras da vida e seus familiares durante sua passagem pelo serviço.

Os atendidos possuem doenças avançadas que passam por uma fase aguda, pacientes que sofreram AVC, paradas cardiorrespiratória ou traumas graves.

Giovanna Greppi, com informações da Assessoria de Imprensa do HCRP

Mais informações: e-mail: imprensa@hcrp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.