Farmacêutico clínico reduz complicações causadas por medicação

Artigo na “Plos One” relata experiência de farmácia clínica no HCFMRP, onde intervenções de farmacêutico reduziram problemas relacionados a medicamentos

 29/03/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Foto: katicaj via Pixabay / CC0

Até 10% das internações em hospitais ocorrem em consequência de condições resultantes do uso de medicamentos. No ambiente hospitalar, a atividade do farmacêutico clínico pode melhorar a efetividade e a segurança por meio de intervenções farmacoterapêuticas, minimizando problemas relacionados a medicamentos e reduzindo custos associados ao cuidado em saúde.  É o que aponta artigo publicado na revista científica Plos One por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica (CPAFF) da USP. O centro mantém um serviço de farmácia clínica na unidade de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.

O serviço, que conta com a atuação do farmacêutico João Paulo Vilela Rodrigues e a chefia do professor Leonardo ,abriga um dos espaços de estágio dos alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) e também de pesquisa. O artigo Analysis of clinical interventions in the neurology unit of a Brazilian tertiary teaching hospital mostra os resultados deste trabalho.

O estudo abrangeu 409 pacientes acompanhados no período de julho de 2012 a junho de 2015. Destes pacientes, 54,3% tiveram pelo menos um problema relacionado ao medicamento durante a internação, cuja descrição mais frequente foi condições não tratadas. Das 516 intervenções do farmacêutico clínico, 82,8% foram aceitas, sendo que 27,5% eram para acrescentar um medicamento.

Outro resultado interessante encontrado é que a idade, o tempo de internação, o número de medicamentos usados, o diagnóstico de epilepsia, de miastenia e de esclerose múltipla estão associadas a problemas relacionados a medicamentos.

Para os autores, este estudo reforça a importância do farmacêutico clínico na promoção do uso apropriado de medicamentos, dessa forma evitando resultados negativos associados aos medicamentos.

O artigo Analysis of clinical pharmacist interventions in the neurology unit of a Brazilian tertiary teaching hospital está diponível no site da PLoS One.

Com informações do CPAFF

Mais informações: e-mail mariliac@fcfrp.usp.br, com Marília Campos


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.