Marisa Midori comenta dados sobre venda de e-books no Brasil

Em sua coluna, professora questiona se novas tecnologias serão capazes de fortalecer a leitura no Brasil

 16/06/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 03/07/2017 as 11:16

Logo da Rádio USP

Em sua coluna “Bibliomania”, que foi ao ar no dia 16 de junho, a professora Marisa Midori comentou os dados sobre livros eletrônicos publicados no relatório Global E-book 2017 – a Report on market trends and developments e divulgados em maio passado pelo portal Publishnews.

No artigo que se refere ao Brasil, escrito por Carlo Carrenho, o relatório destaca que, do total de livros vendidos no País, as unidades em formato eletrônico passaram de 4,57%, em 2015, para 6,89%, em 2016. O faturamento subiu de 2,57%, em 2015, para 3,16%, no ano passado.

Embora o aumento do faturamento tenha sido tímido, a venda das unidades teve um acréscimo significativo, reconheceu a professora, lembrando que esses números foram alardeados pela imprensa como um indício de que o mercado de e-books no Brasil começa a deslanchar. “Eu espero que isso aconteça e que a leitura nos suportes digitais signifique no Brasil adensamento das camadas leitoras”, disse Marisa.

A professora lembrou, porém, uma análise do professor da USP e crítico literário Antonio Candido (1918-2017). De acordo com Candido, o leitor brasileiro, antes de progredir na leitura, descobriu a televisão e, nesse processo, aparentemente ele abandonou a leitura. “De forma análoga, podemos perguntar em que medida as novas tecnologias realmente serão capazes de inventar um Brasil leitor”, questionou Marisa.

Ouça no link acima a íntegra da coluna “Bibliomania”, da professora Marisa Midori.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.