IAG comemora 70 anos da sua incorporação à Universidade

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) foi incorporado à USP em 30 de dezembro de 1946

24/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/05/2017 as 15:16

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) realizou, na manhã do dia 24 de março, a cerimônia de comemoração dos 70 anos de incorporação do Instituto à USP.

Humberto Rocha_ Vahan Agopyan_ Laerte Sodré Jr_ José Krieger_ Foto Marcos Santos
(Da esq. p/ dir.) O presidente da CCEx-IAG, Humberto Ribeiro da Rocha; o vice-reitor Vahan Agopyan; o diretor do IAG, Laerte Sodré Júnior; e o pró-reitor de Pesquisa, José Eduardo Krieger

Embora o IAG tenha se originado na Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, criada em março de 1886, e tenha sido considerado instituto complementar à Universidade em 1934, foi apenas em 30 de dezembro de 1946 que o Instituto foi definitivamente incorporado à USP.

“A integração do IAG à USP mudou a qualidade do que se fazia no instituto e foi fundamental para o sucesso que alcançamos hoje. Além de nossos cursos de Graduação e de Pós-Graduação estarem entre os melhores do país, reconhecidos nacional e internacionalmente, não há uma instituição brasileira importante nas nossas áreas de atuação – Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – que não tenha profissionais formados aqui”, afirmou o diretor do IAG, Laerte Sodré Júnior.

O vice-reitor Vahan Agopyan fez questão de reforçar que a incorporação foi benéfica para as duas instituições: “o IAG é uma referência, uma das unidades que garantem a qualidade da nossa Universidade ao manter sua linha mestra de atuação, que é garantir um ensino de qualidade e uma prestação de serviço à sociedade com conhecimento, baseados em uma pesquisa de ponta”.

“O Instituto soube se integrar à Universidade e aproveitar o ambiente universitário, criando, 70 anos atrás, um centro multidisciplinar para o desenvolvimento do conhecimento. Cabe a nós e a nossos sucessores manter essa diretriz muito bem estabelecida e garantir que os próximos 70 anos sejam tão brilhantes e tão promissores como foram até agora”, concluiu Agopyan.

Como parte das comemorações, foram inaugurados os Laboratórios Integrados de Instrumentação Científica de Eletrônica, de Mecânica e de Óptica. Para o diretor Laerte Sodré Júnior, “longe de nos acomodarmos, estamos o tempo todo investindo e procurando novos caminhos, e a inauguração desses novos laboratórios faz parte da nossa visão de criar e manter no Instituto essa cultura de inovação”.

O professor Igor Ivory Gil Pacca falou sobre o início difícil do Instituto e sua trajetória bem-sucedida

A cerimônia também contou com a participação do pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes; do pró-reitor de Pesquisa, José Eduardo Krieger; do diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz; além de dirigentes da Universidade, docentes, funcionários e alunos do Instituto.

O diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Tito Bonagamba, proferiu a palestra “A experiência de São Carlos com o Desenvolvimento de Instrumentação”; e o engenheiro Denis Andrade fez a apresentação dos Laboratórios Integrados de Instrumentação.

Durante a cerimônia, foi exibido o vídeo “Memórias Vivas”, que reúne entrevistas realizadas com os professores Igor Ivory Gil Pacca, Sylvio Ferraz Mello e Paulo Marques dos Santos. O vídeo é a primeira produção do projeto Memórias Vivas, idealizado pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do IAG com o objetivo de registrar a história do Instituto pela visão das pessoas que o criaram.

(Foto: Marcos Santos)