Pesquisa da Agência USP de Inovação mapeia empreendedores

A pesquisa tem o objetivo de mapear os alunos, ex-alunos, funcionários e docentes da USP que empreenderam, bem como das empresas incubadas, visando conhecer seus perfis, o papel da Universidade nesse processo, e as futuras possibilidades de interação.

28/06/2016 - Publicado há 8 anos

A Agência USP de Inovação – em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) e Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) – está realizando uma pesquisa para mapear os participantes da comunidade USP que possuem empresa, com o intuito de desenvolver e fortalecer iniciativas e programas de empreendedorismo.

O objetivo da pesquisa é conhecer os perfis dos empreendedores da USP, o papel da Universidade nesse processo e as futuras possibilidades de interação. Com os resultados obtidos, a Agência pretende compartilhar informações das empresas junto à USP e coletar dados referentes ao impacto que a Universidade tem, direta e indiretamente, na geração de novos negócios, além de serem transformadas em iniciativas que se conectem e abram novas possibilidades futuras.

O questionário tem o propósito de ser um canal aberto contínuo com os empreendedores da Universidade. O tempo estimado de resposta é cerca de 5 a 7 minutos (clique aqui para acessar a pesquisa).

A Agência USP de Inovação é o núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação e promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na Universidade em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do país. O empreendedorismo também é uma das atividades da Agência, sendo o mapeamento uma das ações relacionadas ao tema que o órgão desenvolve atualmente.

Entre essas ações, pode-se destacar: a Bolsa Empreendedorismo, que é parte do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para alunos de graduação da USP; o oferecimento da disciplina de graduação “Inovação e Empreendedorismo”, em parceria com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC); Pixel, programa que busca auxiliar potenciais empreendedores a desenvolverem suas ideias até o estágio de prototipagem por meio de suporte sistêmico de atividades; e a interação com a RedEmpredia, rede de universidades que promove a inovação e empreendedorismo.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas pelos e-mails empreende.auspin@usp.br ou luciane.ortega@usp.br.