Departamento de Recursos Humanos (DRH) lança novo site

Lançado no final do ano passado, o novo site do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da USP – desenvolvido em parceria com a Superintendência de Comunicação Social – promete maior funcionalidade e acesso à informação.

 13/01/2016 - Publicado há 8 anos
Por

O novo site do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da USP – desenvolvido em parceria com a Superintendência de Comunicação Social (SCS) – promete maior funcionalidade e acesso à informação

Lançado no final do ano passado, o novo portal tem o intuito de facilitar a navegação e o acesso aos dados hospedados no site, que, por conta das inovações na área de tecnologia da informação, estava desatualizado.

DRH Site
O novo site do DRH (www.usp.br/drh): maior facilidade para acessar as informações disponíveis

Segundo João Pacheco, assistente do DRH e um dos responsáveis pela primeira versão do site do Departamento, a ideia de reformulação vem de longa data. “Era uma necessidade já há algum tempo. Desta vez, uma equipe foi organizada para a atualização do site, que era nossa prioridade.” A principal diferença entre o novo portal e o antigo, no ar desde o início dos anos 2000, é a funcionalidade. “Está bem mais fácil para localizar as informações. O conteúdo é o mesmo, mas ele estará mais fácil de ser acessado”, explica William de Aguiar, integrante da equipe de apoio à assistência do DRH e que consolidou a reformulação do site.

O portal conta com um moderno mecanismo de pesquisa, que permite ao leitor chegar mais rápido à informação desejada. Segundo Patrícia Carvalho, assistente do DRH, essa inovação era um dos pedidos dos usuários do portal. O conteúdo está mais bem dividido no sentido do público a que se destina: para o servidor, para a sessão de pessoal ou para o público externo.

O template do portal foi desenvolvido pela SCS, e seu layout se assemelha muito ao de outros sites da USP. O conteúdo está dividido em: “O Departamento”, o que é e quem trabalha nele; “Trabalhe na USP”, com informações sobre as vagas e concursos abertos na instituição; “Biblioteca DRH”; “Copert” (Comissão Permanente de Relações do Trabalho), que redireciona para o site dessa comissão; e CCRH (Comissão Central de Recursos Humanos), também com mais informações sobre essa comissão.

“Quanto aos concursos, agora poderemos remeter o candidato diretamente para o link da inscrição. Antes, isso não era possível. Nós tínhamos que explicar o caminho a ser feito no site para desembocar na página do concurso”, explica Aguiar.

Para David Griman, também assistente do DRH, “a grande diferença do site atual para o antigo, fora o conteúdo, é a questão da atualização. Hoje, cada área do DRH precisa enviar o que quer que seja publicado para uma só pessoa, que tem a senha única do site, a fim de atualizá-lo. Do jeito que foi desenvolvido agora, cada área vai ter seu login e senha e vai atualizar o site, mas claro que sob uma supervisão. Para mim, esse foi o grande ganho. A informação agora pode chegar mais rápido ao nosso cliente.”

Ele ainda completa: “Com uma plataforma mais simples para gerar conteúdo, a informação é produzida com maior rapidez e chega mais depressa ao público-alvo. Nosso site, ao longo dos últimos anos, deixou de ser um veículo de informação. Como nós não conseguíamos atualizá-lo, demos prioridade a ferramentas como e-mail ou mensagem no sistema. Quando o site deixa de ser uma ferramenta de comunicação, ele é abandonado por todos. Acreditamos que agora ele vai poder voltar a ser usado para isso.”

Para a diretora-geral do DRH, professora Ana Carla Bliacheriene, o novo site fará com que a demanda de informações ao departamento diminua. Uma vez que estas estarão claras no portal, outras formas de comunicação, como e-mail e telefone, serão usadas apenas para passar aquelas informações extraordinárias, não informadas no site.

O antigo portal foi um dos pioneiros na USP e serviu como modelo para sites de outras organizações da Universidade, segundo Pacheco.

(Jornal da USP / Foto: Marcos Santos)

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.