USP implanta pedido eletrônico de férias para servidores

Dando mais um passo rumo à informatização dos processos administrativos, o Departamento de Recursos Humanos (DRH), em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), organizou um sistema por meio do qual a solicitação de férias poderá ser feita on-line. Assim, apenas remarcações e casos excepcionais contarão com processos em papel.

24/04/2015 - Publicado há 9 anos

A partir do próximo dia 28  de abril, os servidores da Universidade passarão a contar com uma nova ferramenta: a solicitação eletrônica de férias.

Dando mais um passo rumo à  informatização dos processos administrativos, o Departamento de Recursos Humanos (DRH), em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), organizou um sistema por meio do qual a solicitação de férias poderá ser feita on-line. Assim, apenas remarcações e casos excepcionais contarão com processos em papel.

A diretora do DRH, Ana Carla Bliacheriene, explica que, além da solicitação de férias, a aprovação do pedido por parte dos superiores também poderá ser feita on-line. Assim, o servidor é informado, por e-mail, da aceitação ou não de seu requerimento.

O pedido de férias também poderá ser feito pelo próprio superior, de acordo com escala previamente definida nos respectivos departamentos. “É um processo simples que vai facilitar muito a vida das seções de pessoal, e mais ainda, a vida do servidor”, afirma.

O pedido eletrônico já vinha sendo testado desde 2013 pelos funcionários da Reitoria, e agora abrangerá os servidores de todas as Unidades.

Ana Carla aponta o esforço coletivo das instâncias administrativas para que a implantação do sistema se desse o mais rápido possível. “Reportamos ao reitor os problemas que estávamos tendo com a demora de processos, porque muitas coisas eram feitas de forma manual”, conta ela. “Então, houve um empenho pessoal do reitor, da STI e da equipe do DRH para fazer isso funcionar”.

A diretora ressalta a importância da informatização como forma de agilizar os trâmites diários. “Pegar um formulário, preencher, justificar, é todo um processo burocrático que, nos tempos de hoje, não tem o menor sentido”.

Nessa primeira fase, a solicitação pelo Sistema Marte se restringe a funcionários celetistas e aos estatuários não-docentes. A única exceção fica por conta dos professores das Unidades-piloto, Escola Politécnica (EP) e do Instituto de Física (IF), que também terão a solicitação on-line disponível a partir do dia 28.

Segundo Ana Carla, que também é professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, a ideia é que o sistema seja expandido aos docentes de toda a USP ainda este ano. “Espera-se que, até o final de 2015, tenhamos 100% dos processos sendo solicitados eletronicamente”, diz.

Visando a treinar aqueles que lidarão diretamente com as solicitações, serão oferecidas, na próxima semana, sessões de treinamento aos assistentes administrativos e servidores das sessões de pessoal das Unidades.

O primeiro workshop acontece na próxima segunda-feira, dia 27 de abril, às 9h30, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Para atender também aos assistentes do interior, um segundo treinamento será realizado em São Carlos, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), na terça-feira, dia 28, às 13h30.

Ana Carla também reitera que usuários devem apontar eventuais erros no sistema, para que ele seja aperfeiçoado. Dúvidas ou reclamações devem ser enviadas pelos servidores a sua própria sessão de pessoal, que entrará em contato com o DRH.

“Desejamos muito que os servidores reportem esses problemas, porque assim poderemos corrigi-los e isso será bom para todos”, diz. Contudo, para a professora, os anos de teste na Reitoria deram ao modelo uma boa base. “Tudo foi bastante testado, validado, depois passou por algumas alterações”, diz. “É um sistema que já mostrou a que veio”.

(Com informações da Revista Espaço Aberto)