USP comemora 80 anos com série de concertos

Em comemoração aos 80 anos da USP, uma série de apresentações musicais reunirá os grupos que produzem, difundem e divulgam a música na Universidade.

07/10/2014 - Publicado há 10 anos

Evento reúne diversos grupos musicais da Universidade em apresentações gratuitas

Em comemoração aos 80 anos da Universidade, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e o Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) promovem o “Música na USP_80 Anos”, uma série de apresentações musicais que reunirá os grupos que produzem, difundem e divulgam a música na Universidade. Haverá apresentações da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), do CoralUSP, da Orquestra de Câmara e do Coral da ECA, do Conjunto Música Antiga e do grupo de música sacra Audi Coelum.

As apresentações são gratuitas e acontecem de 10 de outubro até o final do ano, em diversos espaços da cidade, como a Sala São Paulo, o Auditório Ibirapuera e a Faculdade de Medicina.

“Essa programação pretende demonstrar que é possível aliar, em um mesmo tempo e espaço, integridade institucional, comportamento plural e respeito à diversidade; tradição cultural e vanguardismo; missão escolar e acadêmica e relevância política e social”, explica o coordenador do evento, o pró-reitor Adjunto de Cultura, João Marcos de Almeida Lopes.

Na primeira apresentação, que será realizada no dia 10 de outubro, às 20h30, o Auditório Ibirapuera recebe a Orquestra de Câmara da ECA, sob a regência de Gil Jardim e com a participação do CoralUSP e do Coral da ECA. No repertório, composições de Chick Corea (“Suíte Lírica”, 1982), Edvard Grieg (“Concerto para piano e orquestra em lá menor”, Op. 16, 1868) e Heitor Villa-Lobos (“Magnificat-Aleluia”, 1958).

A semana seguinte é dedicada à música sacra, com apresentações dos grupos Conjunto Música Antiga e Audi Coelum, no dia 17 de outubro, às 20h. Criado em 2001, o conjunto é pioneiro na apresentação de música antiga no âmbito das universidades brasileiras, utilizando reproduções de instrumentos dos séculos XVI ao XVII.

O repertório inclui peças de José Maurício Nunes Garcia e Damião Barbosa de Araújo, entre outras composições do século XVIII. Entre a execução de uma peça e outra, o professor da USP e pesquisador da literatura colonial brasileira, João Adolfo Hansen, fará a leitura de trechos de autores diversos da época – como Padre Antonio Vieira. A apresentação será realizada no auditório da Faculdade de Medicina.

Encerrando a programação, o CoralUSP e a Osusp, sob a regência de Ricardo Bologna, apresentam a Sinfonia nº 9 em Ré menor, Op. 125 (Coral), de Ludwig Van Beethoven, no dia 14 de dezembro, às 16h, na Sala São Paulo.

O programa completo das apresentações e a orientação sobre a retirada de convites estão disponíveis no site da Pró-Reitoria.  Mais informações pelo e-mail procin@usp.br .

Acesse também o site alusivo às comemorações dos 80 anos da USP.

(Com informações do do Serviço de Produção Editorial da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária)