USP faz primeira Feira de Profissões da USP Leste nos dias 24 e 25/10

15/10/2014 - Publicado há 10 anos

O evento terá bate-papos com professores sobre os dez cursos de graduação, os programas de pós-graduação, pesquisa e os cursos de extensão oferecidos na Unidade. Trata-se de uma oportunidade para os estudantes de ensino médio e a comunidade da Zona Leste conhecerem melhor as atividades desenvolvidas na Escola

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) realizam, nos dias 24 e 25 de outubro, sexta-feira e sábado, das 9h às 15h, a Feira de Profissões da USP Leste. A entrada na Feira é gratuita e, para participar, estudantes e escolas deverão se inscrever no site do evento.

“Após sete meses de interdição, queremos fazer uma grande reabertura da EACH para toda a comunidade, que sempre a apoiou”, explica a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda. Durante o evento, estudantes de ensino médio e vestibulandos da região poderão obter informações sobre os cursos de graduação da Unidade, os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação etc.), o mercado de trabalho e as oportunidades de intercâmbio para universidades no exterior.

Atrações

Serão realizados bate-papos com professores da Escola sobre o ciclo básico e sobre os dez cursos de graduação da Unidade: Educação Física e Saúde, Licenciatura em Ciências da Natureza; Gerontologia; Gestão Ambiental; Gestão de Políticas Públicas; Lazer e Turismo; Marketing; Obstetrícia; Sistemas de Informação e Têxtil e Moda. O evento terá, ainda, uma programação de palestras sobre diversos temas de interesse dos estudantes, como o desenvolvimento de games e design de moda.

A cada ano, o vestibular da Fuvest oferece 1020 vagas nos cursos de graduação da EACH, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Atualmente, há 4908 alunos de graduação e 462 de pós-graduação

“Estudar na EACH significa a descoberta de um mundo novo. Primeiramente, pelo contato que existe entre alunos dos diferentes cursos, permitindo um intercâmbio mais diversificado em função dos múltiplos interesses. Além disso, há a inovação no modelo pedagógico, que possibilita a integração de estudantes dos dez diferentes cursos em um mesmo ambiente, discutindo com professores de diversas origens científicas e facilitando a interdisciplinaridade”, destaca a vicediretora da EACH, Neli Aparecida de Mello-Théry.

A Feira também representa uma oportunidade para a comunidade da Zona Leste conhecer outras atividades desenvolvidas na Escola. “Haverá espaço para conhecer os programas de pós-graduação e pesquisa, cursos de extensão abertos a toda população e o programa Universidade Aberta à Terceira Idade [UnATI], um grande sucesso na região”, explica Maria Arminda. Neste segundo semestre, a UnATI na EACH ofereceu 532 vagas  em atividades para a terceira idade, tais como cursos de inglês, informática, teatro e dança.

O Giro Cultural USP, outro programa da PRCEU, também estará presente no evento, oferecendo, a cada meia hora, visitas monitoradas às instalações da EACH. Além disso, um palco será montado na área central da Unidade, na qual ocorrerão manifestações artísticas e culturais.

A segurança ambiental também será contemplada na programação com um roteiro que irá explicar aos visitantes todas as medidas de intervenção que foram tomadas para que o campus voltasse a ser ocupado. Será discutida, por exemplo, a instalação de 23 bombas de ventilação de gás metano e 117 poços de monitoramento, além do isolamento da área contaminada, com tapume e grama, conforme recomendação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

A iniciativa da Feira faz parte do programa “USP e as Profissões”, da PRCEU, que tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

A Feira de Profissões da EACH-USP funcionará nos dias 24 e 25 de outubro, das 9h às 17h, na Avenida Arlindo Béttio, 1000, em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da cidade de São Paulo. É possível chegar facilmente à Unidade pela estação USP Leste da linha 12-Safira da CPTM.

Mais informações com Verônica Cristo, do Serviço de Produção Editorial da PRCEU, pelo e-mail: veronica.cristo@usp.br

(Foto: Marcos Santos)