Prefeitura do Campus da Capital lança campanha contra a dengue

“Juntos contra a Dengue” é o tema da nova campanha institucional da Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C), que já pode ser vista em painéis distribuídos pela Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (Cuaso).

07/02/2014 - Publicado há 10 anos

A campanha integra o plano de Gestão Socioambiental em desenvolvimento na Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C) e dá continuidade aos temas que foram abordados ao longo de 2013, como o abandono de animais e o lixo.

“Juntos contra a Dengue” é o tema da nova campanha institucional da Prefeitura do Campus da Capital, que já pode ser vista em painéis distribuídos em diversos pontos da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (Cuaso), como as três portarias principais, bolsões de estacionamento e perto de algumas Unidades.

A campanha destaca as medidas preventivas que podem ser adotadas por todos e reforça que, com ações simples, é possível evitar um ambiente com condições favoráveis à criação do mosquito. Cuidados cotidianos como a conservação de vasos sem acúmulo de água, o descarte de recipientes apenas em lugares próprios e o fechamento dos sacos de lixo, são ações eficazes na prevenção da doença.

O combate ao Aedes aegypti teve início na Cidade Universitária em 2001, com ações coordenadas pela Prefeitura do Campus da Capital, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo. Em 2008, foi implementado o projeto Cidade Universitária Meu Ambiente, que instalou armadilhas para capturar o mosquito e formou Comissões de Prevenção à Dengue nas Unidades, responsáveis por distribuir as armadilhas e observar a presença do mosquito transmissor da doença.

Em setembro do ano passado, a PUSP-C realizou um curso de atualização das Comissões de Prevenção à Dengue. Ministrado para aproximadamente 100 pessoas, o curso teve o objetivo de difundir e revisar os conhecimentos relacionados à doença e capacitar os multiplicadores em medidas de controle do mosquito nas Unidades. O encontro contou com a participação do pesquisador Paulo Roberto Urbinatti, do Laboratório de Entomologia em Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública (FSP).

Projeto Estratégias para prevenção da transmissão dos vírus da dengue na Cidade Universitária

Aprovado no Programa de Incentivo à Sustentabilidade da USP, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), o Projeto Estratégias para Prevenção da Transmissão dos Vírus da Dengue na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira é uma parceria da PUSP-C, com a Faculdade de Saúde Pública e o Instituto de Ciências Biomédicas.

Com o objetivo de desenvolver estratégias de gestão ambiental e sustentabilidade para a vigilância da dengue, o projeto auxilia no monitoramento das 80 armadilhas do tipo adultrap e ovitrampas, para a captura do mosquito e de seus ovos; na realização de aspirações entomológicas para controle do mosquito; e no uso de técnicas de biologia molecular para a detecção dos sorotipos do vírus que infectam os mosquitos Aedes aegypti capturados na Cidade Universitária.

O projeto também prevê a realização de cursos e treinamentos para a comunidade uspiana, e a transferência da experiência adquirida para os outros campi da Universidade.