Pela primeira vez, Edusp terá estande próprio na Feira do Livro de Frankfurt

A feira, que terá o Brasil como país homenageado, congrega 7.500 expositores de 110 países e atrai à cidade alemã público de 300 mil visitantes, composto principalmente por profissionais do mercado editorial.

07/10/2013 - Publicado há 11 anos

Considerada a maior feira do livro do mundo, a Feira de Frankfurt é, essencialmente, uma feira de negócios que funciona como uma grande vitrine literária e possibilita a negociação dos direitos autorais dos livros. A feira atrai 7.500 expositores de 110 países e um público de 300 mil visitantes, composto principalmente por profissionais do mercado editorial

Na edição de 2013, a famosa Feira do Livro de Frankfurt, que será realizada entre os dias 8 e 13 de outubro, na cidade alemã, terá o Brasil como país homenageado. É a segunda vez que o país é convidado a apresentar sua literatura nacional, a primeira foi em 1994. Aproveitando a oportunidade, a Edusp – que participa regularmente da Feira, dividindo espaço com outras editoras – terá um estande próprio, com área para eventos e palestras.

“A Feira de Frankfurt é a maior do mundo e a inserção da Edusp nesse contexto é uma poderosa estratégia de internacionalização da USP. Essa é uma oportunidade única para a Edusp mostrar o seu catálogo, seus autores, a produção da Universidade e a própria Universidade”, analisa o diretor da Editora, Plinio Martins Filho.

Para os cinco dias de Feira, a Edusp preparou uma programação disposta a discutir a produção mais significativa da Universidade. A programação é composta por sessões de bate-papo, mesas-redondas, palestras e lançamento de livro. A pesquisadora e professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Marisa Midori Deaecto, autora do livro “O Império dos Livros: Instituições e Práticas de Leitura na São Paulo Oitocentista”, por exemplo, ministrará uma palestra sobre o papel das editoras universitárias, o mercado, os temas, a importância de se publicar um material que, apesar do valor intelectual, não tem apelo comercial. Outra palestra de destaque será a do ex-reitor Jacques Marcovitch, que abordará o tema “O quão factível é a Administração da Amazônia?”.

Para a edição desse ano, a Editora levará 150 de seus mais importantes títulos, das áreas que mais produzem na Universidade

As atividades refletem especial atenção aos temas ligados à arte. “Arte é um assunto interessante porque publicamos muitos livros de arte e, além dos estudos de nossos pesquisadores sobre o assunto, temos também coleções produzidas por artistas da própria Universidade. Assim, mostramos que a USP não só produz discursos escritos como também obras de arte”. Uma mostra disso é a apresentação musical de viola caipira do professor Ivan Vilela, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), que lançará seu livro “Cantando a própria história” no penúltimo dia da Feira.

Confira abaixo a programação completa da participação da Edusp na Feira de Frankfurt 2013:

Dia 9/10 – Quarta-feira

10h30 – Bate-papo: “Editoração e Livros sobre Livros no Catálogo da Edusp”
Palestrante: Marisa Midori Deaecto
Local: stand da Edusp – Hall 5.1

11h45 – Mesa-redonda: “A Influência do Livro no Processo de Aprendizado”
Participantes: Nádia Battella Gotlib e Marisa Lajolo
Local: Forum Education – Hall 4.2

15h – Palestra: “Editoras Universitárias no Brasil: Diagnósticos e Perspectivas”
Palestrante: Marisa Midori Deaecto
Local: stand do Brasil – Hall 5.1 E79

16h – Palestra: “Abençoado e Danado do Samba”
Palestrante: Ricardo Azevedo

Dia 10/10 – Quinta-feira

11h – Palestra: “Clarice, uma Vida que se Conta”
Palestrante: Nádia Battella Gotlib
Local: stand da Edusp – Hall 5.1

15h – Palestra: “Uma Visão da Gravura Brasileira do Início do Século 20 aos Anos 60”
Palestrante: Mayra Laudanna

Dia 11/10 – Sexta-feira

13h – Palestra: “Passagens: Literatura Judaico-Alemã entre Gueto e Metrópole”
Palestrante: Luis S. Krausz
Local: stand da Edusp – Hall 5.1

14h – Palestra: “Brazil at Crossroads”
Palestrante: Rubens Ricupero
Local: stand da Edusp – Hall 5.1

15h – Palestra: “O Quão Factível é a Administração da Amazônia?”
Palestrante: Jacques Marcovitch

Dia 12/10 – Sábado

13h – Lançamento do livro Cantando a Própria História, com apresentação musical de viola caipira
Autor: Ivan Vilela
Local: stand da Edusp – Hall 5.1.