Editora da USP inaugura Livraria João Alexandre Barbosa

30/09/2009 - Publicado há 15 anos

A inauguração da nova livraria da Editora da Universidade de São Paulo, “Livraria João Alexandre Barbosa”, no dia 8 de outubro, a partir das 18h, será o marco de encerramento das comemorações dos 75 anos da USP, iniciadas em setembro de 2008.

Situada no andar térreo do prédio da Antiga Reitoria, a nova livraria terá em seu espaço interno de 530m² cerca de 8 mil títulos, um café, lugares reservados para leitura e lazer, além de um estúdio de rádio completo no piso superior, que será utilizado tanto para gravação do programa Conversas de Livraria, a ser veiculado pela Rádio USP,  quanto para entrevistas com personalidades em visita à nova livraria da Edusp. Ainda na parte interna, um mural decorativo vai mostrar a reprodução da obra Geométricos 1, do pintor Samson Flexor.

“A inauguração dessa livraria representa a concretização de uma ideia acalentada há mais de uma década”, diz o diretor-presidente da Edusp, Plinio Martins Filho. “As conversas iniciais ocorreram na gestão do professor Jacques Marcovitch, continuaram na do professor Melfi e, finalmente, nessa gestão da reitora Suely Vilela, conseguimos implantar na Cidade Universitária uma livraria à altura da importância da USP”, afirma.

A área externa da loja é ainda maior, contando com 735m². Nela, o convívio entre os frequentadores da USP será valorizado, assim como a realização de atividades culturais, como a exposição Os Fundadores da USP, composta por fotos de 27 professores fundadores da Universidade, complementada por materiais pedagógicos e de seus documentos pessoais. Essa mostra deverá ser inaugurada no dia 27 de outubro.Para o evento de inauguração da Livraria João Alexandre Barbosa, cujo projeto arquitetônico é de Paulo Bruna Arquitetos Associados, será exibido um vídeo institucional na parede externa da loja. Ele vai mostrar imagens das comemorações dos 75 anos da USP e falar da importância dos livros para a Universidade.

O escritor, professor, crítico literário, ex-pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP e ex-diretor da Edusp, João Alexandre Barbosa, que, postumamente, empresta seu nome à nova livraria, também será lembrado nesta apresentação.