Livro apresenta diagnósticos e cenários para a USP de 2034

 16/09/2009 - Publicado há 15 anos
Por

(da esq. para dir.) O pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Ruy Alberto Corrêa Altafim; o pró-reitor de Pós-Graduação, Armando Corbani Ferraz; o vice-reitor Franco Maria Lajolo; a reitora Suely Vilela; a pró-reitora de Graduação, Selma Garrido Pimenta; a pró-reitora de Pesquisa, Mayana Zatz; e o presidente da Comissão de Planejamento, Glaucius Oliva, no evento de lançamento do livro "USP 2034: Planejando o futuro" (Crédito da foto: Ernani Coimbra)

 

 

Em evento realizado nesta terça-feira, 15 de setembro, na Sala do Conselho Universitário, foi apresentado o livro USP 2034: Planejando o Futuro, obra organizada por Suely Vilela e Franco Maria Lajolo, respectivamente reitora e vice-reitor da USP, e pela Comissão de Planejamento da Universidade. O lançamento do livro fez parte da agenda de comemorações dos 75 anos da USP.

 

Na cerimônia, sentaram-se à mesa do palco da Sala do Conselho (Co) Suely Vilela, Franco Maria Lajolo, os pró-reitores de Pós-Graduação (Armando Corbani Ferraz), Cultura e Extensão Universitária (Ruy Alberto Corrêa Altafim), Graduação (Selma Garrido Pimenta) e Pesquisa (Mayana Zatz), além do presidente da Comissão de Planejamento da USP, Glaucius Oliva.

 

Publicado pela Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), USP 2034: Planejando o Futuro foi elaborado a partir dos trabalhos apresentados no workshop organizado pela Comissão de Planejamento, e realizado em dois módulos nos dias 3 e 4 de setembro e 14 e 15 de outubro de 2008.

 

“A Universidade terá de enfrentar, nas próximas décadas, desafios importantes e complexos, como atestam os artigos deste volume, que resultaram das intervenções de especialistas da própria Instituição”, diz um dos textos de apresentação da obra. “O objetivo principal deste livro é de diagnosticar os principais desafios que se apresentam para a Universidade moderna e para a USP em particular, bem como delinear os cenários projetados para o futuro e os possíveis posicionamentos da instituição para a construção de sua visão de futuro”. 

 

No volume, encontram-se artigos de Suely Vilela, Glaucius Oliva, Ivan Gilberto Sandoval Falleiros, José Antonio Visintin, Antonio Roque Dechen, Evaristo Marzabal Neves, Guilherme Ary Plonski, Celso da Costa Carrer, Carlos Antonio Luque, Rudinei Toneto Junior, Dante Pinheiro Martinelli, Joel Souza Dutra, Maria de Lourdes Pires Bianchi e Luiz Roberto Giorgetti de Britto.

 

Planejamento e gestão estratégica 

 

Em seu discurso, Suely Vilela considerou que presente e futuro se constroem não só com planejamento, mas, também, com gestão estratégica. “Pouco vale planejar, se não se acompanha, se avalia o andamento do processo e dos resultados alcançados. Planejamento e gestão são, portanto, indissociáveis e etapas essenciais em qualquer Instituição”.

 

Vilela acrescentou que as reflexões contidas no livro foram elaboradas por coordenadores de subgrupos temáticos dos workshops e representam os avanços da Universidade, seus desafios e propostas de como enfrentá-los rumo à sua maior contribuição para o desenvolvimento sustentável do país.

 

“Considero que essa foi uma das grandes oportunidades de se exercitar o espírito universitário em benefício da coletividade, sendo a USP patrimônio cultural e científico da sociedade brasileira. É o que se poderia esperar de uma universidade de classe mundial, que alia autonomia com competência em suas atividades-fim e o cosmopolitismo que está sendo construído”, completou a reitora.

 

Os temas tratados no livro são os seguintes: USP: Uma Universidade de Classe Mundial; Modelo de Universidade, Missão e Visão de Futuro; A Educação Acadêmica do Futuro; O Futuro da Pesquisa e da Sustentabilidade; A Inovação Tecnológica e a Educação para o Empreendedorismo; A Universidade de São Paulo e a Sociedade; Gestão Administrativa na Universidade do Futuro; e A Universidade do Futuro.

 

O PDF do volume USP 2034: Planejando o Futuro está disponível no site da Reitoria. Clique aqui para acessar o arquivo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.