Marcos Mucheroni fala sobre o desaparecimento de fronteiras

O entrevistado desta edição do “Diversidade em Ciência” acredita que a questão da contemporaneidade será repensar as fronteiras

 23/11/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 04/07/2024 às 13:51
Marcos L Mucheroni – Foto: Reprodução Youtube
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Marcos Mucheroni, professor do Departamento de Informação e Cultura da ECA-USP, que fala sobre comunidades e as suas organizações nas redes sociais.

Segundo ele, a rede pode ser vista como o conjunto de relações que uma organização ou comunidade viabiliza em uma determinada atividade associativa, que é desdobrada em sub-redes. “Ao falar em redes, necessariamente, não se está falando na internet, mas nas relações entre pessoas e grupos”, afirma.

Nesse contexto, Mucheroni acredita que a questão da contemporaneidade será repensar as fronteiras, que no momento estão no agendamento político e têm acentuado o fenômeno dos refugiados, assim como as expressões de territorialidade e ideologias.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.