Livro aponta caminhos para a USP centenária

14/09/2009 - Publicado há 15 anos

No próximo dia 15 de setembro, será promovido o lançamento do livro USP 2034: Planejando o Futuro, organizado pela Comissão de Planejamento da Universidade de São Paulo. O evento, que faz parte das comemorações dos 75 anos da USP, está marcado para as 17h, na Sala do Conselho Universitário, situado à Rua da Reitoria, 109, na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”,

em São Paulo.

Publicado pela Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), a obra USP 2034: Planejando o Futuro é o resultado dos debates realizados no Workshop “Planejando o Futuro: USP 2034”, apresentado em dois módulos nos meses de setembro e outubro de 2008.

Na obra, é possível entender, claramente, que a Universidade de São Paulo está sintonizada com os desafios de seu tempo e pronta a superar os que estão delineados para o futuro próximo. Fundada em 25 de janeiro de 1934, a USP pretende chegar a seu centenário exercitando de modo exemplar o papel central que sempre lhe coube de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e econômico do país.

São os seguintes os temas contemplados nos artigos do livro: USP: Uma Universidade de Classe Mundial; Modelo de Universidade, Missão e Visão de Futuro; A Educação Acadêmica do Futuro; O Futuro da Pesquisa e da Sustentabilidade; A Inovação Tecnológica e a Educação para o Empreendedorismo; A Universidade de São Paulo e a Sociedade; Gestão Administrativa na Universidade do Futuro; e A Universidade do Futuro.

O livro tem como organizadores a reitora Suely Vilela, o vice-reitor Franco Maria Lajolo e os membros da Comissão de Planejamento:  Antonio Roque Dechen, Carlos Antonio Luque, Celso da Costa Carrer, Dante Pinheiro Martinelli, Glaucius Oliva (presidente), Guilherme Ary Plonski, Ivan Gilberto Sandoval Falleiros, Joel Souza Dutra, José Antonio Visintin, Luiz Roberto Giorgetti de Brito, Maria de Lourdes Pires Bianchi e Rudinei Toneto Junior.

O PDF do volume USP: 2034: Planejando o Futuro estará disponível no site da Reitoria, a partir do dia 15 de setembro, a partir das 17h, no endereço eletrônico www.reitoria.usp.br, link USP 2034.