Nota do Conselho de Graduação da Universidade

 25/08/2009 - Publicado há 15 anos
Por

O Conselho de Graduação da USP (CoG), em reunião ordinária realizada em 20/08/2009, decidiu pela não participação da USP no ENADE-2009.  Essa decisão foi balizada pelo estudo realizado pelo Grupo de Trabalho, criado no âmbito do CoG especialmente para este fim, e será encaminhada ao MEC.  Dentre as razões para essa decisão destacam-se:

1) no modelo atual do ENADE, a avaliação da qualidade dos cursos é prejudicada pela impossibilidade de distinguir entre um eventual desempenho insatisfatório no exame e um possível boicote intencional por parte do aluno;

2) os resultados do ENADE e informações coletadas junto aos alunos, referentes a infraestrutura e recursos pedagógicos, compõem majoritariamente os indicadores adotados pelo INEP. Entretanto, outros fatores devem ser considerados importantes dentro de um contexto mais amplo de avaliação da qualidade dos Cursos de Graduação e de Instituições de Ensino Superior, que constam no art. 3o da Lei no. 10.861 de 14/04/2004, que instituiu o SINAES; 

A USP, considerando que a participação em um processo de avaliação externa é de suma importância, continua à disposição dos órgãos federais competentes para contribuir para o aprimoramento do processo de modo a viabilizar sua participação futura. 

São Paulo, 24 de agosto de 2009. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.