CCE participa da primeira transmissão transcontinental de cinema

30/07/2009 - Publicado há 15 anos

Em uma ação pioneira para o cinema digital na América Latina, o Brasil transmitirá o primeiro longa-metragem no padrão 4K (8.000.000 de pixels) para três países simultaneamente e em tempo real durante evento da décima edição  do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, a ser realizado no dia 30, às 19h, no Teatro Sesi, em São Paulo.

O filme ”Enquanto a Noite não Chega”, com direção de Beto Souza e Renato Falcão, será transmitido para a Universidade da Califórnia, em San Diego, e para a Universidade de Keio, no Japão, em super alta definição. A tecnologia 4K (4096 X 2160 pixels) apresenta uma resolução quatro vezes maior que a televisão em alta definição (HDTV) e 24 vezes maior que a TV padrão.

Para evitar atrasos, já que a sua transmissão ocupa uma banda de 800 Mbps por canal, a comissão organizadora do evento no país está utilizando comutação de circuitos camada 2 desde a origem (São Paulo) até os destinos (Universidades da Califórnia e Universidade de Keio), por meio da rede Kyatera, que suporta taxas de até 10 gigabits.

A transmissão do longa metragem foi organizada pela Universidade Prebisteriana Mackenzie em parceria com a USP, representada Centro de Computação Eletrônica (CCE) e pelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Rede Kyatera da FAPESP  e suporte da Brocade – Foundry, Padtec,  Sony e Telefônica.

A diretora do CCE e diretora técnica do LARC, Tereza Cristina Carvalho, coordena a participação da USP no evento.

Amanhã, dia 31, ocorrerá um debate por videoconferência de alta definição com pesquisadores brasileiros e de as ambas universidades estrangeiras que participam do projeto, utilizando a infra-estrutura do Projeto IPTV da USP.

Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.file.org.br