USP e Secretaria de Gestão Pública firmam parceria

08/03/2007 - Publicado há 17 anos

A USP e a Secretaria Estadual de Gestão Pública irão assinar um termo de colaboração para o desenvolvimento de projetos conjuntos. A parceria foi anunciada no dia 6 de março, após uma reunião da reitora da Universidade, Suely Vilela, com o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

“Identificamos uma série de convergências nos trabalhos que podemos desenvolver juntos. Existe por parte da reitora uma preocupação com a gestão da Universidade e também um trabalho de desburocratização que já está sendo desenvolvido e essas são atividades que estamos desenvolvendo aqui também. Nossa Secretaria tem essa atribuição. Então, decidimos, depois de conversarmos sobre projetos que desenvolvemos e objetivos comuns, assinarmos um termo de colaboração entre a Secretaria e a Universidade”, explicou Beraldo.

Segundo ele, a parceria prevê, por parte da Secretaria, na área de capacitação, o oferecimento de cursos e treinamentos da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e, na área de gestão, através da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), a disponibilização de sistemas para tecnologia da informação e comunicação. “Experiências desenvolvidas e recursos humanos da Universidade poderão ser utilizados pela própria Secretaria para que possamos fazer essa troca de ações”, acrescentou.

Para a reitora Suely Vilela, um dos pontos mais importantes da parceria está na ênfase na desburocratização, uma das vertentes do trabalho da Secretaria. “Eu particularmente fiquei muito interessada, porque são segmentos com a mesma meta: desburocratizar”, destacou. Em 27 de novembro do ano passado, a Reitoria lançou o Programa de Gestão Estratégica e Desburocratização na Administração da USP, com o objetivo de conquistar a excelência na qualidade dos serviços públicos e que tem como referencial o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

“Essa parceria é muito importante, porque vai agregar ainda mais conhecimento àquilo que já fazemos e só um trabalho em conjunto vai conseguir, em médio prazo, desburocratizar um pouco mais a nossa Universidade”, afirmou a reitora.

“A gestão é uma questão que está presente em todas as organizações e instituições, principalmente nas instituições públicas. O grande desafio é trabalharmos na melhora cada vez mais da gestão dos recursos públicos, dando mais transparência. Houve uma afinidade grande de propostas e será uma troca de experiências muito positiva, tanto para a Secretaria quanto para a Universidade”, completou o secretário.