.
De acordo com dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), no Brasil 7% das crianças menores de 5 anos de idade têm baixa altura para a idade e 5% têm peso elevado para idade, índices considerados não ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O 8º episódio do podcast Comida que Sustenta, produzido na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, debate o impacto das mudanças climáticas na saúde infantil.
Apresentado por Pâmela Di Christine e Laís Dias, ambas da FSP, o debate aprofunda a relação das agendas do clima e da saúde infantil, trazendo como convidada a pesquisadora Aline Martins de Carvalho, coordenadora do Sustentarea (núcleo de extensão universitária da FSP) e responsável pela pesquisa Sindemia Global: O Impacto das Mudanças Climáticas Antropogênicas na Saúde e Nutrição de Crianças Menores de Cinco Anos Atendidas pelo SUS. Também participam do episódio os pesquisadores Arthur Ramalho e Cecília Stanzani Klapka, que participam do estudo.
A pesquisa analisa as inter-relações dos componentes da sindemia global em crianças menores de 5 anos de idade. A sindemia global une os seguintes componentes: desnutrição, obesidade e mudanças climáticas, e é um fenômeno que vem se agravando ao longo dos anos.
O episódio encerra a quarta temporada, que trouxe durante o ano de 2024 a pauta do cuidado e do afeto na alimentação, olhando para heranças transgeracionais e até entre espécies, com enfoque especial na relação da primeira infância e da terceira idade com a comida.
Para conferir os demais episódios acesse o site ou canal do Sustentarea no YouTube,
Clique no player e confira o episódio abaixo:
.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Saúde Pública da USP