Roteiros do Patrimônio da USP são publicados em formato digital

A coleção com três publicações apresenta edificações e espaços de interesse, além informações sobre a história e o cotidiano universitário

Publicado: 26/07/2024

Os guias Roteiros do Patrimônio da USP acabam de ser publicados em formato e-book pelo Centro de Preservação Cultural (CPC)/Casa de Dona Yayá no Portal de Livros Abertos da USP, com acesso gratuito ao conteúdo completo.

Trata-se de uma coleção de três livretos com sugestões de itinerários para caminhadas que passam por edifícios, monumentos, lugares e outras referências culturais significativas para a identidade e memória da Universidade. Além de definir os itinerários, os guias trazem informações sobre edificações e espaços de interesse, além da história e o cotidiano universitário, fazendo um registro da história da USP partir de pontos de interesse no centro da cidade de São Paulo, onde funcionam unidades como a Faculdade de Direito, no Largo São Francisco, além da Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira, no bairro do Butantã, e do campus da USP na cidade de São Carlos.

Mais do que um passeio pela Universidade, a proposta do projeto Roteiros do Patrimônio é promover o conhecimento sobre a história da USP a partir de seus espaços, com foco nos valores e memórias, história material e usos a eles atribuídos.

As saídas dos roteiros do patrimônio vêm sendo realizadas mensalmente pelo CPC desde 2023, com acompanhamento de monitores em datas programadas, mediante inscrição gratuita. Com o acesso aos guias, porém, os interessados poderão fazer o percurso livremente, contando ainda com o recurso de áudios que complementam a experiência dos itinerários.