Escritos de Walter Benjamin ainda são atuais e abrangentes

Guilherme Wisnik discorre sobre alguns aspectos presentes na obra “Teses Sobre o Conceito de História”, do autor de “A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica” (1936)

 01/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

O ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo Walter Benjamin assume o protagonismo da coluna desta semana do professor Guilherme Wisnik, que lembra os 80 anos da morte do judeu alemão, que cometeu suicídio temendo ser entregue aos nazistas. Wisnik argumenta que Benjamin foi um pensador importante, com grande abrangência, e destaca em sua obra as Teses Sobre o Conceito de História, por sua atualidade, “sobretudo porque atacam a ideologia do progresso, que era uma ilusão da esquerda naquele momento”.

Após se aprofundar em alguns aspectos dessa questão, Wisnik conclui: “Se Marx dizia que as revoluções são a locomotiva da história, para Benjamin, ao contrário, são freios de emergência que têm de parar essa locomotiva. Essa é uma visão messiânica da ideia de revolução, que eu acho que é muito importante para nós resgatarmos hoje”.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.