Obra do geógrafo Antônio Carlos Robert Moraes é tema de evento

O evento Diálogos Interdisciplinares sobre Desenvolvimento Sustentável será no dia 12 de abril, às 14 horas, na FSP

11/04/2017 - Publicado há 7 anos
Professor Antônio Carlos Robert Moraes – Foto: Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica

No dia 12 de abril, às 14 horas, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza o evento Diálogos Interdisciplinares sobre Desenvolvimento Sustentável e Reconhecimento da Obra do Geógrafo da USP Antônio Carlos Robert Moraes.

O encontro é organizado conjuntamente pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), Centro de Pesquisas e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc Cidades Saudáveis) e pelo Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP.

A participação é aberta a qualquer interessado, mas é necessário se inscrever neste link. O evento será na Sala Paula Sousa da Faculdade de Saúde Pública, localizada na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira Cesar, São Paulo.

Quem foi Antônio Carlos Robert Moraes?

Nascido em Poços de Caldas, Antonio Carlos Robert Moraes viveu desde muito jovem na capital paulista. Na década de 1970, participou da luta contra a ditadura vinculando-se a partidos que reuniam discordantes do golpe de 1964. É na interface entre geografia, história, ciência política e sociologia do conhecimento que a produção intelectual de Tonico, como era conhecido, se localiza. Bacharel em Geografia (1977) e em Ciências Sociais (1979) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, obteve, também na Universidade, o mestrado, o doutorado e a livre-docência.

Tornou-se docente da USP em 1982 e, a partir de 2005, foi aprovado em concurso público como professor titular do Departamento de Geografia, onde coordenou o Laboratório de Geografia Política. Elaborou, para o governo brasileiro, a metodologia de vários programas de política ambiental e de ordenamento territorial. Publicou e organizou 26 livros nas áreas da geografia histórica e política – o último deles, Território na geografia de Milton Santos, em 2014 – e dezenas de artigos. Robert Moraes faleceu no Hospital São Luiz, em São Paulo, no dia 16 de julho de 2015, aos 61 anos de idade, em decorrência de complicações surgidas após um transplante de fígado.

Confira a programação:

Por onde anda a agenda internacional e nacional dos 17 Indicadores de Desenvolvimento Sustentável?
Luiz Augusto Cassanha Galvão – Pesquisador da ENSP/Fiocruz

Como fortalecer processos e alianças para o desenvolvimento sustentável?
Nelton Miguel Friedrich – Diretor da Itaipu Binacional e coordenador do Programa Cultivando Água Boa

Que nexos são necessários para o desenvolvimento sustentável?
Leandro Giatti – Docente da FSP/USP

Como conectar a agenda da promoção da saúde com o desenvolvimento sustentável?
Marco Akerman – Docente da FSP/USP

Como fortalecer experiências locais para o desenvolvimento sustentável?
Elizabeth Robert de Moraes Bjorkstrom – Mongaguá/Paraty

As categorias espaço e território na obra de Antônio Carlos Robert de Moraes: contribuição conceitual para o desenvolvimento sustentável
Cristiane Geraldi Queiroz Moreira – Mestre em Geografia pela USP

Da Assessoria de Comunicação da FSP