Biblioteca Brasiliana recebe exposição fotográfica do Projeto USP 60+

Os registros foram capturadas por alunos do curso Novo Olhar Fotográfico da Paisagem Urbana, promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas

 24/07/2024 - Publicado há 5 meses
Por
Foto: Montian Noowong

 

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) expões as imagens dos projetos Fotografia Humanística e 60+ e a Metrópole, com registros de cerca de 70 alunos das turmas iniciante e avançada do curso Novo Olhar Fotográfico da Paisagem Urbana, do Projeto USP 60+.

Para a elaboração da exposição, os alunos desenvolveram uma parceria colaborativa, aplicando conhecimentos de vida, resultando no aprendizado mútuo e superação de desafios. Dessa forma, foram escolhidas as fotos expostas, além dos tamanhos, formatos, tipos de papel para impressão, e a produção de convites, cartazes, totens, currículos dos alunos e títulos para os materiais.

Segundo a comissão do evento, o trabalho é um “evento motivador da produção fotográfica individual, além de mostrar aos visitantes a expertise e sensibilidade de seus participantes”.

Novo Olhar Fotográfico da Paisagem Urbanae o Projeto 60+

O curso do qual resulta a exposição é oferecido desde 2018. Durante todos esses anos (com exceção do período pandêmico), uma nova exposição fotográfica foi realizada ao final de cada semestre. Dessa forma, a iniciativa possibilita que o aluno se beneficie em diversas áreas: social, pela interação com os colegas; artística, na medida em que são desenvolvidas técnicas e olhar crítico; e cultural, através de visitas a pontos de interesse para os registros.

A temática da paisagem urbana foi escolhida por ser uma maneira emocionante e criativa de explorar a cidade de um novo ângulo. O objetivo é ensinar aos fotógrafos em formação a que detalhes se atentar e quais técnicas utilizar para a capturar imagens em alta qualidade.

Para os estudantes, em especial os que possuem mais de 60 anos, a fotografia é uma maneira eficiente de manter a mente ativa. Somada ao exercício fotográfico, a temática da paisagem urbana é benéfica à saúde física e mental, pois estimula o movimento e a exploração de espaço e permite a convivência social. Dessa forma, a proposta do curso leva os alunos a enxergarem beleza e arte em situações cotidianas.

A exposição tem como responsável a professora do curso, Monica Chamorro. Especialista em gestão cultural, ela é formada em História pela USP e professora de Antropologia, Raça e Cultura, e História da Pedagogia.

Esse curso, em especial, é parte do Programa 60+ organizado pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, no qual Monica Chamorro é chefe de Serviço. Segundo ela, “oferecer um curso de fotografia no ICB pode trazer benefícios significativos tanto para o público 60+ quanto para o instituto, ao integrar as Artes Visuais com as Ciências Biomédicas. O ICB pode enriquecer a educação interdisciplinar, melhorar a comunicação científica, aumentar o engajamento dos estudantes do Programa 60+ e promover a conscientização científica e social, compartilhando suas experiências e aprendendo com outras gerações”.

Serviço

Exposição do curso Novo Olhar Fotográfico da Paisagem Urbana, do projeto USP 60+

Visitação: até 8 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas

Onde: Sala BNDES/Subsolo da Livraria Edusp. Rua da Biblioteca, 21, Espaço Brasiliana, Cidade Universitária, São Paulo-SP

Quanto: grátis e sem necessidade de agendamento prévio

 

*Estagiária sob supervisão de Eliete Viana


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.