Podcast dá voz aos idosos para discutir os desafios associados à fragilidade na velhice

Produzido pela Unidade de Referência à Saúde do Idoso Geraldo de Paula Souza, ligada à Faculdade de Saúde Pública da USP, o primeiro episódio traz a história de Heládio José de Campos Leme e a questão da autonomia do idoso

Publicado: 16/07/2024
Podcast aborda histórias de fragilidades no envelhecimento – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
A Unidade de Referência à Saúde do Idoso Geraldo de Paula Souza (URSI-GPS), uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) ligada à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e especializada no atendimento a pessoas idosas frágeis na região oeste do município de São Paulo, acaba de lançar o podcast Trajetórias no Tempo: Histórias que Valem a Pena Contar. Criado por profissionais e pacientes da URSI, esse projeto busca dar voz às pessoas idosas para discutir os desafios associados à fragilidade na velhice, já que fragilidade é um conceito importante no contexto da saúde da pessoa idosa e diz respeito a uma interação complexa dos fatores biológicos, psicológicos e sociais no curso da vida, que culmina com um estado de maior vulnerabilidade, associado ao maior risco de ocorrência de eventos adversos em saúde.

O primeiro episódio, A História de Heládio e do Projeto, conta a história de Heládio José de Campos Leme, em que a autonomia da pessoa idosa é o tema que une sua trajetória à criação do programa. O episódio traz histórias de quem vive com esta condição e de quem estuda a velhice. Heládio foi preso político do regime militar brasileiro e atuou como professor universitário de Economia e Ciência Política. Foi paciente da URSI de 2018 até o seu falecimento em 2023. Ele convivia com Atrofia de Múltiplos Sistemas (AMS), uma doença neurodegenerativa cujo prognóstico ameaçava sua capacidade de gerir a própria vida.

Durante seu acompanhamento na URSI, Heládio fez parte da equipe idealizadora do podcast e mostrou, a partir de sua experiência, a importância de discutir como a autonomia da pessoa idosa é afetada pelo processo de fragilização. Seu falecimento aconteceu ainda durante a elaboração do podcast e por isso a produção contou com diversos materiais gravados anteriormente, além de relatos de profissionais da equipe da URSI que o acompanharam, incluindo o de sua esposa, Rita de Cassia Rabello Mittempergher.

Clique no player abaixo para conferir a história:

O episódio conta ainda com a participação de Flávia Hungria, coordenadora da URSI Geraldo de Paula Souza; Maria Luiza de Alencar, paciente da unidade; e Ana Paula Moreira, enfermeira e integrantes da equipe idealizadora do podcast, além de Stella Maris Nicolau, terapeuta ocupacional e docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O podcast Trajetórias no Tempo: Histórias que Valem a Pena Contar está disponível na plataforma Spotify. Para participar do podcast, basta enviar uma história para o e-mail trajetoriasnotempo@gmail.com.

.

*Texto da Assessoria de Imprensa da FSP-USP