Câmara Municipal de Ribeirão Preto homenageia a USP pelos seus 90 anos de fundação

Os discursos na Câmara Municipal de Ribeirão Preto enfatizaram a importância da Universidade para o desenvolvimento da região, do Estado e do País

Publicado: 24/06/2024     Atualizado: 28/06/2024 as 20:36

Homenagem da Câmara Municipal de Ribeirão Preto aos 90 anos da USP – Foto: Hermano Teixeira Machado – FORP-USP

Na última sexta-feira, dia 21 de junho, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizou uma sessão solene em homenagem aos 90 anos da USP. A celebração contou com a presença de autoridades municipais e universitárias. A abertura da sessão foi feita pelo vereador Marcos Papa, propositor da homenagem, que, em seu discurso, relembrou a trajetória da USP e sua significativa contribuição para o desenvolvimento de Ribeirão Preto e região.

Em seu discurso, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou a relevância histórica da Universidade, o impacto de suas pesquisas na sociedade e como a criação da USP representou um marco que contou com o apoio da sociedade paulista, “especialmente em um momento onde a ciência e o conhecimento eram vistos como pilares para o desenvolvimento do Estado”.

O reitor mencionou a importância das missões internacionais na formação acadêmica da USP. “Nós tivemos missões francesas, italianas e de outros países que ajudaram a moldar a excelência da nossa Universidade, refletindo na instituição de hoje,” disse.

A expansão da USP para o interior do Estado foi outro ponto abordado pelo reitor, que detalhou como, na década de 1950, a Universidade começou a se estabelecer em cidades como Ribeirão Preto, São Carlos e Bauru, visando democratizar o ensino superior público. “A escolha dessas cidades foi estratégica para garantir que o conhecimento não ficasse restrito à capital”, destacou.

Em Ribeirão Preto, a criação da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem marcou o início de uma trajetória de sucesso. “A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, junto com a Escola de Enfermagem, foi um exemplo de como uma profissão sozinha não resolveria os problemas de saúde, mas sim a integração de várias áreas do conhecimento”, pontuou Carlotti.

O reitor enfatizou o papel crucial da sociedade local no desenvolvimento da USP: “Não podemos esquecer o apoio fundamental da comunidade de Ribeirão Preto na criação e na consolidação do nosso campus” e citou personalidades e instituições locais que contribuíram significativamente para essa jornada, como o doutor Paulo Gomes Romeo e o coronel Condeixa [tenente-coronel Antonio Condeixa Filho, que foi prefeito de 1952 a 1955 e de 1960 a 1963, além de deputado estadual e federal].

Sobre os desafios da USP, Carlotti abordou a necessidade de adaptação às mudanças rápidas no mundo do trabalho e no ensino. “O conhecimento que aprendemos na Universidade hoje tem uma durabilidade muito menor do que há décadas. Precisamos ensinar nossos alunos a pensar criticamente e buscar conhecimento constantemente,” afirmou. Sobre a reforma tributária em andamento e a necessidade de manutenção da autonomia financeira das universidades paulistas, ele reforçou que “esse modelo de gestão tem permitido que as universidades estaduais paulistas mantenham sua excelência e ocupem posições de destaque nos rankings nacionais e internacionais”, disse Carlotti.

Dentre outros temas, o reitor da USP abordou a necessidade de adaptação às mudanças rápidas no mundo do trabalho e no ensino – Foto: Hermano Teixeira Machado – FORP-USP

Inclusão e parcerias

A inclusão social e a diversidade também foram temas do discurso do reitor. Carlotti lembrou dos avanços nas políticas de inclusão da USP, que hoje conta com 55% dos alunos provenientes de escolas públicas e 27% de alunos pretos, pardos e indígenas (PPI). “A diversidade enriquece a Universidade, trazendo diferentes perspectivas e ampliando o alcance das nossas pesquisas”, afirmou.

Carlotti finalizou seu discurso falando sobre as iniciativas de inovação e as parcerias com a indústria. “Estamos investindo em parques tecnológicos e laboratórios de inovação para aproximar ainda mais a Universidade das necessidades do mercado e da sociedade,” disse. Ele mencionou projetos específicos em Ribeirão Preto, como o laboratório de inovação, o Inova USP, que será certificado pela Anvisa, permitindo uma rápida transferência de tecnologia para a indústria.

A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, Claudia Maria Remonti, que representou o prefeito municipal, Duarte Nogueira, destacou a longa parceria entre a USP e a educação municipal. “São 33 anos de colaboração que transformaram a educação em nossa cidade. As creches e escolas municipais se beneficiam do saber e da pesquisa produzidos na USP, o que reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido às nossas crianças”, afirmou Claudia. Ela ressaltou a importância da continuidade dessas parcerias para o futuro da educação em Ribeirão Preto​​.

Encerrando a solenidade, o vereador Marcos Papa reforçou a necessidade de valorizar a ciência e a educação como pilares para o desenvolvimento sustentável. “A ciência nos mostra o caminho e a educação é a base de tudo. Precisamos continuar apoiando a USP e todas as instituições que promovem conhecimento e inovação, pois só assim conseguiremos construir um futuro melhor para todos”, considerou.