Novo episódio da série “A USP faz o Brasil melhor” aborda pesquisa sobre classificação dos alimentos

Série entrevista o professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) Carlos Augusto Monteiro, que coordena o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde

 04/03/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 08/03/2024 as 19:32
Por

No segundo episódio da série A USP faz o Brasil melhor, a TV Cultura entrevista o professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP), Carlos Augusto Monteiro, que coordena o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde.

Os pesquisadores do Núcleo foram pioneiros em apontar mudanças no processamento industrial de alimentos como o principal motor da pandemia de obesidade. A percepção deu origem a uma categorização de alimentos baseada em como e por que os produtos alimentícios são submetidos a processamentos industriais antes de serem adquiridos ou consumidos.

A classificação, denominada NOVA, assume que a extensão e o propósito do processamento a que alimentos são submetidos determinam não apenas seu conteúdo em nutrientes, mas outros atributos com potencial de influenciar o risco de obesidade e de várias outras doenças relacionadas à alimentação.

Assista, a seguir, ao episódio.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.