Conselho Universitário aprova reajuste de 10,51% para os servidores da USP

O reajuste salarial corresponde ao índice de inflação medido pelo IPC-Fipe nos últimos 14 meses

22/05/2023 - Publicado há 10 meses
A proposta foi apresentada pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), em reunião com o Fórum das Seis, no último dia 18 de maio – Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens

O Conselho Universitário aprovou, em sessão extraordinária realizada no dia 22 de maio, o reajuste de 10,51% nos salários dos servidores docentes e técnico-administrativos da USP.

A proposta foi apresentada pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), em reunião com o Fórum das Seis, no último dia 18 de maio, e engloba também a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

O reajuste corresponde ao índice de inflação medido pelo IPC-Fipe nos últimos 14 meses. De acordo com estudo realizado pela Coordenadoria de Administração Geral (Codage), estima-se que, com o reajuste, o nível de comprometimento do orçamento da USP com folha de pagamento, acumulado no final do ano, será de 84,76%.

A presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) e diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), Maria Dolores Montoya Diaz, ressaltou que, com a aprovação do reajuste salarial, é importante que sejam observados os Parâmetros de Sustentabilidade Econômico-Financeira da USP, que estabelecem regras sobre limites com despesas totais com pessoal, que não devem ultrapassar o patamar de 85% das receitas correspondentes às liberações mensais de recursos do Governo do Estado.