Rádio USP exibe nova temporada de “Universo das Emissoras Públicas”

Nesta sexta-feira, dia 17, às 17 horas, programa vai destacar a Rádio e Televisão de Portugal (RTP)

16/05/2024 - Publicado há 2 meses
Programa fica disponível em forma de podcast no site do Jornal da USP – Imagem: Jornal da USP

.

Verônica Poli – Foto: Linkedin

Estreia nesta sexta-feira, dia 17, às 17 horas, na Rádio USP, a segunda temporada do programa Universo das Emissoras Públicas. Lançado em 5 maio de 2023, o programa se propõe a apresentar e discutir as emissoras públicas de rádio e de televisão pelo mundo e conversa quinzenalmente com professores e profissionais que atuam no âmbito das emissoras públicas. No primeiro episódio da nova temporada, as apresentadoras Gislene Nogueira e Verônica Poli entrevistam Pedro Jorge Braumann, diretor do Secretariado Técnico do Conselho Geral Independente e diretor-adjunto do Núcleo Museológico e Apoio ao Serviço Público da Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

Pedro Jorge Braumann, do Serviço Público da Rádio e Televisão de Portugal (RTP)  – Foto: Congresso de Literacia, Media e Cidadania

A apresentadora Verônica Poli conta que a gestão de financiamento da RTP, a independência do governo, a curadoria do que vai ao ar e a participação da sociedade serão alguns dos temas abordados pelo diretor, além da importância da credibilidade e da transparência para com as pessoas. Segundo Verônica, uma pesquisa do Instituto Reuters e da Universidade de Oxford apontou que a RTP, prestes a completar 90 anos de existência — sendo 70 na televisão —, é a marca jornalística em que os portugueses mais confiam. “A emissora, em vez de agir de forma partidária, cumpre o papel de ser porta-voz da sociedade”. Para operar, a RTP cumpre com um contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão assinado pelo Estado português.

Origem do programa

Gislene Nogueira – Foto: Arquivo pessoal

Universo das Emissoras Públicas foi idealizado por Gislene Nogueira, que faz pesquisa em comunicação pública. A ideia, segundo Verônica, é “fortalecer a importância das emissoras públicas e colocá-las em pauta, partindo de exemplos de sucesso pelo mundo”. Desde o ano passado, a Rádio USP já entrou em contato com emissoras de países como Alemanha, Inglaterra, México e África do Sul, que variam entre os modelos estatal, comunitário e universitário. “Queremos saber como esses modelos de sucesso, como a BBC, poderiam ser aplicados no Brasil”.

No próximo episódio

Verônica adianta que o segundo episódio da nova temporada do Universo das Emissoras Públicas, que vai ao ar no dia 31, trará entrevista com a jornalista Mara Régia, produtora e apresentadora do programa Viva Maria, da Rádio Nacional Amazônia, no ar há mais de 40 anos. Na entrevista, Mara fala dos temas que aborda em seu programa – entre eles, a vida das mulheres da região amazônica, combate à violência doméstica e a cultura local.

O programa Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente, às sextas-feiras, às 17 horas, pela Rádio USP de São Paulo (93,7 MHz) e pela Rádio USP de Ribeirão Preto (107,9 MHz). Depois de levado ao ar, ele é publicado em forma de podcast na área de podcasts do Jornal da USP. As edições anteriores do programa estão disponíveis neste link.