Inscrições abertas para pesquisador residente da USP

Com três modalidades de vinculação, os projetos deverão apontar como se alinham com o perfil do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

20/05/2024 - Publicado há 2 meses
(Da esq. p/ dir.) Alguns dos pesquisadores residentes da BBM da 9ª edição, durante o evento Jornada de Pesquisa, realizado no dia 15 de abril deste ano: Gustavo Piqueira, Pedro Meira Monteiro, Laila Thaís Correa e Silva, Hugo Quinta e Rubem Rabello Maciel de Barros – Foto: Feliza Santos/BBM-USP

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP está com inscrições abertas até 15 de junho para a 10ª edição de seu programa de residência em pesquisa. O edital possibilita que pesquisadores visitantes nacionais e estrangeiros desenvolvam projetos relacionados ao seu acervo.

Nesta edição serão contemplados até oito projetos de pesquisa que atendam as finalidades acadêmicas da BBM e contribuam para a disseminação do saber. Os projetos de pesquisa deverão apontar como se alinham com o perfil do acervo por meio de propostas de investigações que explorem sua coleção de fontes primárias e secundárias.

O objetivo do programa é fomentar as ações de pesquisa centradas no acervo e no arquivo da Brasiliana, o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado no âmbito da cultura e da extensão universitária.

Três modalidades

As inscrições estão abertas para pesquisadores brasileiros e estrangeiros, nas categorias sênior, professor licenciado, professor/pesquisador independente ou em disponibilidade parcial para a pesquisa, assim como para mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos que possuam financiamento próprio e pretendam permanecer de um a seis meses desenvolvendo projetos junto à BBM, que podem ser prorrogados por igual período. Os pesquisadores selecionados poderão, eventualmente e reunidas as condições necessárias, contar com o apoio dos acordos internacionais de parceria celebrados pela BBM em suas pesquisas.

Há três modalidades de residência: o programa de pós-doutorando, doutorando e mestrando; o programa de pesquisador; e a residência artística.

O programa de pós-doutorando, doutorando e mestrando visa estimular pesquisas em nível avançado e criar condições para que o acervo da BBM seja explorado e divulgado, de modo a ampliar o acesso público às suas obras e aos seus documentos, bem como a contribuir para o incremento dos estudos brasileiros e pesquisas na área de conservação e restauro. Serão aceitos projetos que prevejam a permanência de seis meses junto à Biblioteca.

A segunda modalidade, programa de pesquisador, visa atrair para a BBM pesquisadores qualificados e com experiência em estudos brasileiros, que venham a colaborar na organização de exposições, seminários, colóquios e/ou oficinas envolvendo aspectos da pesquisa desenvolvida, cujos projetos contribuam para o intercâmbio de ideias e a divulgação do acervo.

E a residência artística tem o intuito de trazer para a BBM artistas com trajetória consolidada para desenvolver projetos artísticos relacionados ao acervo da biblioteca bem como à sua divulgação. Os projetos devem considerar a preservação da integridade e a conservação das obras.

Diferente da primeira modalidade, as duas últimas vão aceitar projetos que prevejam a permanência de um a seis meses.

Complexo Brasiliana – Foto: Marcos Santos / USP Imagens.

Os candidatos que desejam atuar nos programas de residência devem enviar os documentos abaixo, em PDF, para o e-mail: bbm@usp.br

• Formulário de inscrição;
  • Currículo Lattes para brasileiros e curriculum vitae para estrangeiros;
  • Cópia do título de doutor (ou de matrícula no Programa de Pós-Graduação para doutorandos e mestrandos), RG, CPF ou passaporte;
  • Comprovante de alguma das seguintes modalidades de bolsa para alunos de graduação: PUB, Pibic ou Fapesp;
  • Carta de recomendação do supervisor ou orientador, no caso da modalidade “residência de programa de pós-doutorando, doutorando e mestrando”, justificando a vinculação do projeto à BBM;
  • Resumo (100 palavras) da proposta de pesquisa, identificado com nome, filiação e status acadêmico e/ou cargo atual;
  • Projeto de pesquisa, com plano de trabalho, cronograma, bibliografia e especificação do vínculo da pesquisa com o acervo da BBM, que não exceda 20 páginas em espaço duplo, devendo discriminar: finalidade e relevância; objetivos; as ações e detalhamento das atividades a serem desenvolvidas; os resultados esperados; as atividades previstas para a divulgação de seus resultados; os benefícios institucionais a serem alcançados pelas ações do projeto; o cronograma de realização.

A divulgação final dos projetos selecionados será no dia 26 de julho, após os períodos de possíveis recursos. E o início das atividades dos pesquisadores é no começo do segundo semestre letivo, em 1º de agosto deste ano. Os resultados serão divulgados no site da BBM.

Acesse aqui o edital completo da 10ª edição do Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEU-USP.

Jornada BBM de Pesquisa

Em nove edições, o programa de residência em pesquisa da Biblioteca Brasiliana teve a participação de mais de 30 pesquisadores, sendo que alguns deles participaram em mais de uma edição.

No dia 15 de abril, a BBM realizou a Jornada BBM de Pesquisa, com apresentações dos projetos de pesquisadores da 9ª edição do Programa. Foi a primeira vez que a Biblioteca promoveu um evento para apresentar ao público todos os trabalho desenvolvidos pelos pesquisadores residentes.

Na ocasião, nove pesquisadores residentes apresentaram os projetos que vinham desenvolvendo desde outubro de 2023, quando começaram, oficialmente, as suas atividades de pesquisa na Biblioteca.

Mais informações pelo e-mail: bbm@usp.br