Seminário no Sesc discute o tema “Arquivos, Mulheres e Memórias”

Professores e pesquisadores da USP participam do evento, que acontece de 28 a 31 de março no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo

27/03/2017 - Publicado há 7 anos

A partir desta terça-feira, dia 28, até sexta, dia 31, professores e pesquisadores da USP participam do 1º Seminário Internacional Arquivos, Mulheres e Memórias, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, que promove o evento em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. O objetivo do encontro é refletir sobre os arquivos como espaços para a valorização da memória feminina e como fontes para a escrita da história.

O seminário terá dez mesas de discussão, além das cerimônias de abertura e de encerramento. Na conferência de abertura, no dia 28, terça-feira, às 10h30, estarão presentes as professoras Françoise Simonet-Tenant, da Universidade de Rouen, na França, e Jaqueline Vassallo, da Universidade de Córdoba, na Argentina, que serão apresentadas pelos professores Marco Antonio de Moraes e Ana Paula Cavalcanti Simioni, ambos do IEB.

Entre os temas a serem debatidos estão mulheres na ciência, a profissão de escritora no Brasil, o reconhecimento das mulheres artistas e as mulheres na música, entre outros. A professora Helouise Costa, do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, estará na mesa 5 (dia 29, às 17h15), intitulada Redesenhando o Cânone: Mulheres Artistas e Práticas Historiográficas. Na mesa 6 (dia 30, às 10h30), a professora Maria Cristina Cortez Wissenbach, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, discutirá o tema Mulheres Anônimas: Práticas de Memórias Coletivas Silenciadas.  Está prevista também a presença da professora do IEB Flávia Camargo Toni nas mesas 7 e 8 (dia 30, às 14h30 e às 17h15, respectivamente), que abordarão a mulher na música do século 21, como compositoras e musicólogas. Já a pesquisadora Elisabete Marins Ribas, do Arquivo IEB, comporá a mesa 9 (dia 31, às 10h30), sobre Mulheres, Arquivos e Instituições. No dia 31, às 14h30, a última mesa de discussão prevista no evento constituirá uma homenagem a Anita Malfatti, com a presença da curadora da exposição Anita Malfatti: 100 Anos de Arte Moderna, em cartaz no Museu de Arte Moderna (MAM). A professora Aracy Amaral, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, fará a conferência de encerramento, no dia 31, às 17 horas.

O seminário acontece no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, que fica na rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, na Bela Vista, em São Paulo – SP. O telefone é (11) 3254-5600. A programação completa do evento pode ser acessada neste site.