Negociações com a UE resgatam o Mercosul do isolamento

A primeira reunião do bloco com a União Europeia será o início concreto das negociações

 14/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 26/04/2017 as 14:07
Por

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px
.

Momento é propício para Mercosul avançar em discussões com a União Européia - Foto: Itamaraty.gov.br
Momento é propício para o Mercosul avançar em discussões com a União Europeia – Foto: Itamaraty.gov.br

Na semana que vem vai haver a primeira rodada de reuniões do Mercosul com a União Europeia. O cenário começa a mudar, pois o Brasil e Argentina são bastante favoráveis às negociações. As incertezas com os EUA e o Brexit tornaram a situação do bloco europeu mais vulnerável nas negociações. O interesse passou a ficar mais claro a partir de declarações de alguns líderes do velho continente, como a chanceler Angela Merkel. A primeira reunião do Mercosul com a União Europeia vai ser o começo concreto das negociações.

As principais áreas de negociação serão não mais as questões tarifárias, mas as regras tradicionais (barreiras tarifárias e não tarifárias) e novas (investimento e propriedade intelectual). São regras que estão sendo aplicadas e serão relevantes nas negociações em curso.

As perspectivas de um acordo este ano são mínimas, devido às eleições na França, Alemanha e Holanda e a algumas barreiras na área agrícola. Um pré-acordo no fim do ano será um grande avanço do ponto de vista do Mercosul, resgatando o bloco do isolamento.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.