“Natal Solidário na USP” apresenta Juçara Marçal e Renato Braz com Osusp e Ocam

O show vai arrecadar alimentos e brinquedos novos para doação a comunidades carentes

01/12/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 04/12/2023 as 12:29
Juçara Marçal em apresentação com a Osusp – Foto: Divulgação Osusp
Gil Jardim – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Universidade de São Paulo finaliza 2023 com o espetáculo Natal Solidário na USP, apresentando a cantora e compositora carioca Juçara Marçal e o cantor e violonista paulistano Renato Braz, junto com a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e a Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA). A apresentação será realizada no próximo sábado, 9 de dezembro, às 16 horas, no Centro de Difusão Internacional da USP. A Central Única das Favelas (Cufa) vai arrecadar alimentos não perecíveis e brinquedos novos para doação a comunidades carentes. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos on-line na plataforma Appticket.

A concepção artística do programa é da Osusp, em mais uma produção que marca o encontro de seus músicos profissionais com os jovens artistas da Ocam. A regência é do maestro Gil Jardim, diretor de ambas as orquestras. No ano passado, a confraternização teve como convidado o cantor Chico César.

O repertório traz a música popular brasileira com obras de Gilberto Gil, Milton Nascimento, Dori Caymmi, Caetano Veloso, Chico César, Siba Veloso, Rodrigo Campos, Kiko Dinucci e da própria Juçara Marçal, além da clássica Sinfonia nº 9, Op.95, também conhecida como Sinfonia do Novo Mundo, de Antonín Dvořák.

O cantor, violonista e percussionista brasileiro Renato Braz, que estará no Natal Solidário da USP em 2023 ao lado de Juçara Marçal, Osusp e Ocam – Foto: Renato Braz/Facebook

Indicada ao Grammy Latino em 2022 na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, com o álbum Delta Estácio Blues, Juçara Marçal debutou em show com orquestra em uma apresentação com a Osusp no último mês de novembro. Na ocasião, ela destacou a honra em ver seus arranjos preparados pela Orquestra: “Isso é inusitado para minha vida”.

Renato Braz, que traz na bagagem mais de dez álbuns, participações em festivais por todo o país e shows ao lado de músicos como Luiz Melodia e Ney Matogrosso, salienta que é “uma experiência única cantar no meio de uma orquestra maravilhosa, com músicos de excelência e arranjos tão inspirados”.

O cantor e violonista destaca a ação para além da música: “Sinto-me honrado por participar de tão nobre ação. Iniciativas como esta deveriam servir como exemplo para outras orquestras na construção de uma consciência mais elevada sobre o nosso papel na sociedade como cidadãos”.

Solidariedade

A Cufa, Central Única das Favelas, participa pela segunda vez do evento. “O ano passado foi incrível, conseguimos arrecadar mais de uma tonelada de alimentos e muitos brinquedos”, comemora o coordenador da unidade regional da Cufa no centro de São Paulo, Marcelo Cavanha. Ele ressalta que “essa iniciativa é muito importante neste período tão difícil, com o território ainda vulnerável pós-pandemia, em especial no final do ano, quando as crianças estarão recebendo brinquedos e as famílias o seu alimento”. As doações serão distribuídas para as favelas do Jardim São Domingos, do Jardim Ibirapuera e para as ocupações na região central da cidade.

Marli Quadros Leite – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, destaca a importância da devolutiva à sociedade. “Fico muito feliz em contar com Juçara Marçal e Renato Braz. Do ponto de vista social, o evento é muito relevante porque é solidário”.

O maestro Gil Jardim endossa essa percepção ao dizer que “pretendemos finalizar este ano sublinhando esta iniciativa e repetindo que o bem-estar coletivo está entre nossas metas. Ser solidário é tudo o que queremos nesse momento”.

Marli destaca ainda que “a USP está afinada com princípios que lhe são caríssimos, como o combate à fome, o suprimento de necessidades básicas, a solidariedade, a responsabilidade social, o engajamento comunitário, a conscientização para a necessidade de doações e evidentemente o estímulo à cultura e à arte”.

Serviço

A apresentação do Natal Solidário na USP 2023 será realizada no sábado, 9 de dezembro, às 16 horas, no Centro de Difusão Internacional da USP, que fica na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – campus Butantã, com lotação de 845 lugares. O evento gratuito é realizado em conjunto pelas orquestras Osusp e Ocam com a participação de Juçara Marçal e Renato Braz. A orquestra recomenda a doação de alimentos não perecíveis e brinquedos novos como campanha solidária para a Central Única das Favelas. As doações serão distribuídas no Jardim São Domingos, no Jardim Ibirapuera e em ocupações na região central da cidade.

Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na plataforma Appticket, clicando aqui.

Texto de Elcio Silva, da Divisão de Comunicação Institucional da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária