Evento “Consciência Negra nos Estudos Brasileiros” debate diversidade no acervo

Atividade que marca o mês da Consciência Negra na USP terá apresentação musical de Gabriele Leite, revelação do violão erudito

16/11/2023 - Publicado há 8 meses
Evento debate pesquisa e o acervo no reconhecimento e valorização da memória e das referências culturais afro-brasileiras – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Freepik

Na próxima terça-feira (21), o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP reunirá pesquisadoras e pesquisadores em um evento dedicado ao debate sobre a pesquisa e o acervo no reconhecimento e valorização da memória e das referências culturais afro-brasileiras. Além das duas mesas com discussão de trabalhos relacionados às questões raciais, o evento Consciência Negra nos Estudos Brasileiros contará com uma apresentação musical da instrumentista Gabriele Leite, revelação do violão clássico que está lançando seu primeiro álbum.

Inês Gouveia – Foto: Arquivo Pessoal

As atividades de Consciência Negra nos Estudos Brasileiros integram um conjunto de ações que o IEB vem empreendendo para valorizar a história, a memória e a produção artística e intelectual dos diversos sujeitos que compõem a sociedade brasileira, em consonância com a implementação das ações afirmativas na Universidade. O evento é organizado pela equipe do IEB e pelo Grupo de Pesquisa Patrimônios Culturais, Museus e Direitos Humanos, coordenado pela professora Inês Gouveia e pela museóloga Gleyce Kelly Heitor.

Segundo Inês Gouveia, as transformações pelas quais o Brasil e a USP passam têm se refletido nos interesse dos estudantes de graduação e pós-graduação que fazem suas pesquisas no acervo do instituto. “O acervo do IEB registra – de modo documental, bibliográfico e/ou artístico – a existência de sujeitos e grupos de diferentes condições sociais que compõem o Brasil. Mas, como é previsto, a transformação da sociedade impele que as instituições que lidam com a memória social e o patrimônio cultural sempre revejam seus acervos (e a aquisição de novos), bem como a forma de comunicá-los”, diz a professora.

Participarão do evento docentes que trabalham com as questões raciais e, de diferentes formas, lecionam, pesquisam e estabelecem parcerias com o IEB. É o caso da jornalista Bianca Santana, doutora em Ciências da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, diretora-executiva da Casa Sueli Carneiro e comentarista do Jornal da Cultura; do músico Tiganá Santana, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Pós-Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do IEB, doutor pelo Programa de Estudos da Tradução da USP e primeiro compositor brasileiro a apresentar um disco com obras em línguas africanas; e de Ligia Fonseca Ferreira, professora do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em Letras pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, com tese sobre a vida e a obra de Luiz Gama.

Da esquerda para a direita, os convidados Gabriela Leite, Ligia Fonseca Ferreira, Tiganá Santana e Bianca Santana – Fotos: Divulgação/Rocinante Gravadora/Diego Bresani, Leonor de Calasans/IEA-USP, Reprodução/Instagram/Tiganá Santana e Jacqueline Lisboa/Wikimedia Commons/CC BY 2.0

O evento Consciência Negra nos Estudos Brasileiros ocorre presencialmente entre 14 e 19 horas. Não é necessário fazer inscrição, mas a participação está sujeita à lotação do auditório. A apresentação da violonista Gabriele Leite começa às 18 horas, com apresentação de algumas composições do álbum Territórios – ouça a seguir:

Serviço:

Consciência Negra nos Estudos Brasileiros, no IEB
Data: terça-feira, 21 de novembro de 2023, das 14 às 19 horas
Local: Auditório 2 do IEB (Av. Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, São Paulo – SP)

Programação:

• Mesa 1– 14 horas – IEB e consciência negra, com Nathália Cecília Pessoa Caires, Carolina Natividade, Luciana Martins Diogo e Cristiane Avelar. Mediação de Enidelce Bertin
  • Mesa 2 – 15 horas – Acervos, pesquisas e consciência negra, com Bianca Santana, Tiganá Santana e Ligia Fonseca Ferreira. Mediação de Inês Gouveia
  • Debate aberto ao público – 17 horas
  • Encerramento – 18 horas – Apresentação de Gabriele Leite