Encontro sobre territórios negros no interior paulista é o destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (7/11)

O evento será nesta quarta-feira, no Auditório do Sesc, e vai ser dividido em duas partes, a primeira das 9h às 12h e a segunda das 13h às 16h

07/11/2023 - Publicado há 9 meses
Professor Sérgio Luiz de Souza vai  falar sobre territórios negros no interior paulista no Sesc em Ribeirão Preto – Foto: Rogener Pavinski
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta terça-feira (7/11) traz como destaque a palestra Territórios Negros: História e Memória no Interior Paulista, com o professor Sérgio Luiz de Souza, que será nesta quarta-feira no Auditório do Sesc. O encontro parte da desconstrução de estigmas e estereótipos sobre o patrimônio histórico-cultural das populações negras, com enfoque no contexto do Nordeste Paulista e no município de Ribeirão Preto. O evento faz parte do Projeto Sesc Identidades Brasilis e é dividido em duas partes, a primeira logo pela manhã, das 9h às 12h,enquanto a segunda parte começa às 13h e vai até as 16h. O evento é gratuito e o auditório do Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50. Vale ressaltar que a capacidade máxima do evento é de 150 vagas, que serão ocupadas por ordem de chegada.

A segunda dica do Express Cultura é o filme polonês EO, do diretor Jerzy Skolimowski. A trama acompanha o mundo moderno visto pelos olhos de EO, um burro cinza tristonho. A sessão será às 19h30, no Galpão do Sesc, Rua Tibiriçá, 50. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. Há um limite de 50 lugares que serão ocupados por ordem de chegada.

Também tem sessão de cinema na Casa Belas Artes, com três filmes em cartaz. Às 14h, será apresentado o longa AfterSun, dirigido por Charlotte Wells, classificação 14 anos. Em seguida, às 16h, ocorre a exibição do filme Close, sob a direção de Lukas Dhont e classificação de 10 anos. Quem fecha essa programação da Casa Belas Artes, às 19h, é o filme Nostalgia, do diretor Mario Martone, com classificação indicativa de 14 anos. A Casa Belas Artes aceita pagamento em pix e em dinheiro. Os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

Ainda na arte cinematográfica, nesta quinta-feira (9/11) vai ter a oficina Ação Cineclubista com Exibição e Debate, com o cineasta Diaulas Ullysses, por meio do programa Pontos MIS. A oficina é gratuita e com limite de 25 vagas. A atividade começa às 18h30 e tem duração de 4 horas. É indicada a partir de 14 anos. Os interessados devem se inscrever previamente por meio do formulário on-line que já está disponível no site da Prefeitura de Ribeirão Preto, ribeiraopreto.sp.gov.br, ou através da página do Instagram do MIS @mis.josedasilvabueno. A oficina será no Salão Rosa do Palácio Rio Branco, que fica na Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade.

Na programação da Biblioteca Sinhá Junqueira tem a Oficina Cultural Literária. A oficina é com Daniella Pereira Fernandes Santos e Thayene Alves, do Instituto do Livro, que acreditam que o incentivo é um dos elementos essenciais de curto e longo prazos para alfabetizar, educar, informar e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural de uma criança. A oficina gratuita será às 17h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, Rua Duque de Caxias, 547.

O Express Cultura também destaca nesta terça-feira a exposição Vasos Comunicantes, no Instituto Figueiredo Ferraz. A exposição fica no Instituto Figueiredo Ferraz, na Rua Maestro Ignácio Stábile, 200, no Alto da Boa Vista, de terças-feiras aos sábados, com horário de funcionamento das 14h às 20h, até dia 16 de dezembro. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

O Hotel Nacional Inn vai sediar a oficina Velas Perfumadas e Luminárias Decorativas, nesta terça e quarta-feira. O curso oferece mais de quatro horas de conteúdos distribuídos ao longo de dois dias, com sessões disponíveis nos horários das 9h às 11h, das 14h às 16h ou das 19h às 21h. As inscrições estão abertas e custam R$ 40. Os materiais de aprendizado são fornecidos pela escola, exceto alguns itens específicos, como cravo-da-índia ou canela em pedaço, uma colher de sopa e um pano de prato para uso individual, que os participantes devem levar consigo. Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o site do Sympla. O Hotel Nacional Dan Inn fica na Rua Duque de Caxias, 1313.

*Estagiário sob supervisão de Mel Vieira; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.