Concertos dos grupos de câmara da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto se destacam no “Express Cultura” desta quarta-feira (8/11)

São três apresentações em igrejas da cidade, a partir desta quarta-feira, com regência do maestro Reginaldo Nascimento

 08/11/2023 - Publicado há 6 meses
Por
Apresentações serão em igrejas, em vários pontos da cidade – Foto: Canva
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quarta-feira (8/11) traz como destaque os Concertos nas Igrejas, promovidos pelos grupos de câmara da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. As apresentações estarão em várias igrejas da cidade durante todo o mês de novembro. A primeira será nesta quarta-feira, na Paróquia São Judas Tadeu, na Avenida Luís Galvão Cesar, número 1.355, a partir das 20h. Já no dia 22 de novembro, a Comunidade Jesus Operário, localizada na Rua Dr. Luciano Tasso, número 30, abre suas portas também às 20h. E, para encerrar, no dia 29 de novembro, a Paróquia Cristo Operário e São Judas Tadeu, que fica na Rua Papa João 23, número 43, recebe o último concerto, também às 20h. Os grupos de câmara da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto estarão sob regência do maestro Reginaldo Nascimento. A atividade é gratuita, mas a capacidade máxima é de 200 lugares.

E na programação do Sesc, tem a apresentação Canto e Cena de Carolina Maria de Jesus, uma das mais importantes escritoras da literatura brasileira. A apresentação combina músicas e cenas para trazer vida às histórias e mensagens de sua autora, a partir de trechos do livro Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada. A intervenção artística é protagonizada por Luiza Rosa e será às 20h, no auditório do Sesc. O encontro tem limitação de 80 ingressos, que serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Na Fundação do Livro e Leitura, vai acontecer a reunião mensal do Sarau Grupo de Médicos Escritores e Amigos, um evento para estimular a criatividade e a expressão artística. A atividade, gratuita e aberta ao público, promete uma noite de poesia, prosa, músicas e performances. O evento é às 20h, na sede da fundação, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América.

Na Fundação Cultural de Serrana, o Minaz apresenta a ópera bufa O Basculho de Chaminé,  às 20h. Você vai acompanhar a trama do compositor Marcos Portugal. A ópera estreou em 1794 e é uma comédia de enganos. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados na bilheteria da fundação com antecedência. O Teatro fica na Rua Barão do Rio Branco, 339, em Serrana.

E, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, tem o espetáculo Grandes Sucessos dos Anos 2000. A década, marcada pela rica diversidade de estilos musicais, é o foco do espetáculo. Adriana Paula Balé é a responsável por trazer essa revolução musical ao público. Sob o lema Dançar é Viver, o espetáculo terá início às 20h, com duração de 90 minutos, e classificação livre. Os ingressos podem ser comprados na Adriana Paula Balé, que fica na Rua Paschoal Bardaro, 1.206, ou através dos telefones (16) 3625-0838 e (16) 99201-5232. 

A programação musical desta quarta-feira passa pelo Vila Dionísio, que apresenta um especial indie rock, com covers de Arctic Monkeys e The Strokes. A apresentação é da banda Tunebox, começa às 21h30 e os ingressos custam R$ 15 o individual e R$ 80 o voucher com consumo pré-pago. O Vila Dionísio abre às 20h e fica na Rua Eliseu Guilherme, 567.

*Estagiário sob supervisão de Mel Vieira; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.