Osusp anuncia sete concertos na Sala São Paulo

Estão previstas também apresentações gratuitas em unidades da USP, de acordo com calendário da orquestra de 2017, que acaba de ser divulgado

20/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 22/02/2017 as 12:05
A Orquestra Sinfônica da USP, em apresentação na Sala São Paulo - Foto: Wagner Polistchuk
A Orquestra Sinfônica da USP, em apresentação na Sala São Paulo – Foto: Wagner Polistchuk

.
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) fará sete concertos na Sala São Paulo neste ano, de acordo com o calendário da temporada 2017, que acaba de ser divulgado. As apresentações ocorrerão entre os meses de março e dezembro, sempre aos sábados, às 21 horas, e terão a participação de regentes convidados do Brasil e do exterior. O repertório inclui obras de Mozart, Beethoven, Ravel e Chopin, entre vários outros compositores. “Queremos formar público e, por isso, convidamos a todos para participar dessas apresentações”, convida o diretor da Osusp, professor Eduardo Monteiro. A série começa no dia 11 de março, com um concerto que incluirá obras de Gioacchino Rossini, Alberto Ginastera e Robert Schumann. O preço dos ingressos varia de R$30,00 a R$70,00. Confira a programação completa no site da Osusp.

Um dos destaques da temporada é o concerto previsto para o dia 9 de dezembro, o último do ano na Sala São Paulo. Nessa apresentação, estarão reunidos  os quatro mais importantes grupos musicais da USP – a Osusp, a Orquestra de Câmara (Ocam) do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA),  o Coral da USP (Coralusp) e o Coro de Câmera da ECA -, sob a regência do maestro Gil Jardim, também professor da ECA. Eles executarão obras de três compositores ligados à Universidade: Camargo Guarnieri (1907-1993), primeiro regente titular da Osusp, Olivier Toni, fundador da orquestra, e Gilberto Mendes (1922-2016), ex-professor de Composição da ECA. “Será um concerto bem institucional, para celebrar a música na USP”, comenta Monteiro.

Eduardo Monteiro, diretor da Osusp - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Eduardo Monteiro, diretor da Osusp – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Entre os regentes convidados para a temporada deste ano estão o norte-americano Kenneth Kiesler e os britânicos Kirk Trevor e Neil Thomson. Kiesler comandará a Osusp na execução da 4ª Sinfonia de Schumann, no dia 11 de março. Em 8 de abril, Trevor regerá a orquestra na execução do Concerto Tríplice de Beethoven, com a participação do Trio Kim, formado por irmãs coreanas. Já Thomson,  em 11 de novembro, regerá o Concerto para Dois Pianos e Orquestra em Ré Menor, de Francis Poulenc, que contará com dois jovens pianistas que, formados pela ECA, fazem atualmente carreira na Europa: Cristian Budu e Leonardo Hilsdorf.

Os regentes brasileiros que estarão à frente da Osusp são Fabio Mechetti, Marcelo Lehninger e Ligia Amadio, além de Gil Jardim. Fábio Mechetti, hoje regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, terá como solista, no dia 2 de setembro, a pianista Anna Malikova, do Uzbequistão, que executará o Concerto no 2 de Saint-Säens. Marcelo Lehninger, no dia 10 de junho, regerá obras de Ravel, Chopin e Beethoven, tendo como solista Sônia Goulart, uma das mais conceituadas pianistas brasileiras da atualidade. Já Ligia – que de 2009 a 2011 ocupou a função de regente titular da orquestra – voltará a comandar a Osusp em 7 de outubro, na execução de composições de Camargo Guarnieri, Aaron Copland e Brahms, com a participação do clarinetista Luis Eugênio Afonso “Montanha”, da ECA.

Na sexta-feira anterior às apresentações, a Osusp fará ensaios abertos gratuitos no Centro de Difusão Internacional (CDI), na Cidade Universitária, em São Paulo, às 12 horas. Além disso, estão previstos concertos nas unidades de ensino da USP, em datas ainda a serem definidas. “Queremos formar público e, para isso, as apresentações no CDI e nas unidades contribuem bastante”, afirma o diretor Eduardo Monteiro.

Assinaturas

O período de renovação de assinaturas dos concertos da Osusp na Sala São Paulo se encerra no dia 24 de fevereiro, sexta-feira. A renovação pode ser feita na Rua do Anfiteatro, 197, Colmeias, Favo 16, na Cidade Universitária, em São Paulo, das 12h às 16h, ou através do site sinfonica.finan@usp.br. A partir de 25 de fevereiro, as assinaturas e ingressos devem ser adquiridos pelo site ingressorapido.com.br ou através do e-mail sinfonica.finan@usp.br. Funcionários da USP, aposentados e estudantes têm 50% de desconto. Os preços da assinatura anual, para os sete concertos na Sala São Paulo, variam de R$105,00 (balcão superior) a R$455,00 (balcão mezanino).

A Sala São Paulo fica na Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elísios, em São Paulo. Mais informações sobre a temporada 2017 da Osusp podem ser obtidas na página eletrônica www.osusp.prceu.usp.br, pelo e-mail sinfonica@usp.br e pelos telefones (11) 3091-3000 e 3091-2392.