Semana Camargo Guarnieri termina neste fim de semana

Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Câmara da USP e Quarteto São Paulo Chamber Soloists encerram evento que lembrou o compositor paulista

28/09/2023 - Publicado há 10 meses
Camargo Guarnieri – Foto: Alan Fischer/ACG-IEB-USP/Divulgação (Modificada)

Depois de uma semana de atividades na USP que lembraram a vida e a obra do compositor paulista Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993), a Semana Camargo Guarnieri – iniciada no dia 23 passado – será encerrada neste fim de semana com a apresentação de concertos da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), da Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Quarteto São Paulo Chamber Soloists. Os concertos serão realizados nesta sexta-feira e sábado no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é grátis.

As apresentações começam nesta sexta-feira, dia 29, às 12h30, com o Quarteto São Paulo Chamber Soloists, que vai executar quatro composições: Serenata para Cordas, de Alberto Nepomuceno, Três Impressões Afro-Brasileiras, de Edmundo Villani-Côrtes, Quarteto Popular, de Radamés Gnatalli, e Quarteto de Cordas Número 2, de Camargo Guarnieri.

+ Mais

“Semana Camargo Guarnieri” revisita a obra do compositor

Também nesta sexta-feira, às 20 horas, sob a regência do maestro André Bachur, a Ocam executará a Abertura Concertante e o Concerto Para Cordas e Percussão, ambas composições de Guarnieri. Além delas, a orquestra vai tocar a Sonatina Francesa, de Charles Koechililn, a Homenagem a Camargo Guarnieri, de Lina Pires de Campos, e a Suíte, de Kilza Setti.

Já a Osusp exibirá neste sábado, dia 30, às 16 horas, seis obras do compositor paulista, com a regência do maestro Gil Jardim: Flor de TremembéTrês Poemas Afro-BrasileirosVai AzulãoQuebra o Coco MeninaDança Negra e a Sinfonia Número 3. Nesse concerto, a Osusp contará com a participação da mezzosoprano Mere Oliveira.

Mozart Camargo Guarnieri nasceu na cidade de Tietê, no interior paulista. Um dos fundadores do Departamento de Música da ECA e da Osusp, ele criou obras para orquestra, missas, cantatas, coros e música de câmara e para piano. É considerado um dos maiores compositores da história da música brasileira.

Os concertos que encerram a Semana Camargo Guarnieri serão realizados nesta sexta-feira, dia 29, às 12h30 e às 20 horas, e neste sábado, dia 30, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp).

Ouça no link abaixo áudio do programa Cultura na USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, sobre as apresentações da Semana Camargo Guarnieri neste fim de semana.

Logo da Rádio USP