USP e CNRS assinarão convênio para criação de centro conjunto de pesquisa

A comitiva da Universidade está em missão ao exterior para fortalecer a interação e discutir oportunidades de parcerias com instituições da Alemanha e da França

28/09/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 10/10/2023 as 10:07
Foto: Nicole Tiget/CNRS Images

Em uma missão ao exterior, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e dirigentes da USP estão visitando universidades e centros de pesquisas da Alemanha e da França para assinar convênios e discutir novas oportunidades de parceria.

O destaque da agenda é a assinatura, na próxima terça-feira, de um convênio com o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês), principal instituição pública de pesquisa da França, para a criação de um Centro Internacional de Pesquisa, com sede na USP.

+ Mais

USP e governo francês planejam criar um centro conjunto de pesquisa em São Paulo

“Acredito que seja um novo período de internacionalização da USP. As oportunidades estão se abrindo, por exemplo, com a possibilidade de oferecer disciplinas de graduação conjuntas, a implantação de duplos diplomas na pós-graduação sem a obrigação de o aluno sair do Brasil, a vinda de professores europeus e, finalmente, a criação de laboratórios com financiamento conjunto, com cientistas europeus desenvolvendo parte de suas carreiras no Brasil”, explicou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O Centro deverá promover a colaboração entre as duas instituições na pesquisa e na formação acadêmica de alta qualidade, envolvendo tanto a governança institucional quanto a comunidade científica. Esse será o quinto centro do CNRS em parceria com uma universidade. Já foram estabelecidas parcerias semelhantes com as universidades do Arizona e de Chicago (Estados Unidos), com o Imperial College London (Reino Unido) e com a Universidade de Tóquio (Japão).

Um protocolo de intenções entre as duas instituições foi firmado em março deste ano, durante a visita do diretor-executivo do CNRS, Antoine Petit, à USP.

No início da próxima semana, o reitor também assinará um convênio de duplo diploma envolvendo a Universidade de Lyon e a Faculdade de Direito (FD), com a possibilidade de estender o programa para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP).

Parceria com instituições alemãs

A primeira parte da missão da USP na Europa está sendo dedicada a visitas a universidades e instituições de pesquisa alemãs.

Na segunda-feira, dia 25 de setembro, o reitor se encontrou com o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, e com o chefe de Ciência, Tecnologia & Inovação e Cooperação Técnica da Embaixada, Pedro Ivo Ferraz da Silva.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior (esquerda), e o reitor da Universidade Freie, Günter Matthias Ziegler – Foto: Divulgação

“A recepção na Europa tem sido excelente, a USP passou a ser reconhecida como um grande player internacional. Gostaria de agradecer todo o apoio que o embaixador e sua equipe, especialmente o Pedro Ivo, nosso ex-aluno, têm nos dado”, afirmou Carlotti.

A programação também incluiu visitas a diversas universidades alemãs, com o objetivo de fortalecer a interação e discutir oportunidades de parcerias, tanto nas atividades de graduação quanto nas de pós-graduação e de pesquisa. Entre as universidades visitadas, estão a Universidade Técnica de Munique, a Universidade de Münster e a Universidade Humboldt.

Com a Universidade Freie, o reitor assinou a renovação do convênio de cooperação das duas instituições. O documento prevê a realização de atividades de cooperação acadêmica e a promoção de intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e equipe técnico-administrativa.

Na Universidade de Münster, a delegação da USP foi recebida recebida pelo reitor Johannes Wessels e pelo vice-reitor Michael Quanto para discutir o desenvolvimento futuro da parceria estratégica. A USP já mantém um convênio acadêmico com Münster para promover a cooperação doutoral em dupla titulação. O acordo foi assinado em março do ano passado.

Na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, será realizada uma reunião om dirigentes do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva. Entre os assuntos que serão discutidos está a criação de um laboratório do Instituto na USP.

A delegação da USP foi recebida pelos dirigentes da Universidade de Münster – Foto: Michael Moeller