Reitor faz abertura da segunda edição da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica

19/09/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 22/09/2023 as 18:36
As atividades da semana abordam temas como o centenário de nascimento do escritor e jornalista Gilles Lapouge, As Amazônias, Destinos Compartilhados, e a história do livro e a diversidade no campo da ciência, tecnologia e inovação – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior participou, no dia 18 de setembro, da abertura da 2ª edição da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica, que acontece, até o dia 22, em diversas unidades e campi da Universidade.

As atividades da semana abordam temas como o centenário de nascimento do escritor e jornalista Gilles Lapouge, As Amazônias, Destinos Compartilhados, a história do livro e a diversidade no campo da ciência, tecnologia e inovação, celebrando os laços de amizade, acadêmicos e científicos existentes entre a França e a USP.

O objetivo é criar um espaço no qual pesquisadores possam expor seus trabalhos, informar a sociedade sobre a importância da cooperação científica no plano internacional e criar oportunidades para novos laços e projetos franco-brasileiros.

+ Mais

Evento celebra parcerias científicas entre França e Brasil

“A USP foi criada, em parte, por uma delegação francesa que estabeleceu fortes bases teóricas para nossas ciências humanas, nossas ciências sociais, o que deixou na Universidade o DNA da França”, afirmou o reitor.

Carlotti ressaltou as parcerias estabelecidas com a França durante sua gestão, como a criação do Institut Pasteur de São Paulo e a instalação do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) na USP. “Vamos assinar o convênio com o CNRS no próximo dia 3 de outubro e essa será a quinta unidade do instituto em todo o mundo. O desafio é integrarmos esses institutos à vida cotidiana da Universidade. Queremos que a comunidade acadêmica tenha acesso a esses institutos, tenham contato com esses pesquisadores”, considerou.

Também participaram da cerimônia de abertura o conselheiro para a Cooperação e a Ação Cultural da Embaixada da França, François Legué; o pró-reitor adjunto de Inovação da USP, Raul Gonzales Lima; a adida para a Ciência e Tecnologia do Consulado-Geral da França em São Paulo, Nadège Mézié; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sérgio Proença; entre outras autoridades.

A 2ª Semana Franco-Uspiana é realizada pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), pelo Consulado Geral da França em São Paulo e pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.