USP abre vagas para cursos gratuitos de instrumentos musicais

Oferecidos pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), os cursos são destinados também à comunidade externa à Universidade

08/02/2017 - Publicado há 7 anos
Os cursos serão realizados nas dependências do Departamento de Música da ECA – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
O Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP está oferecendo, gratuitamente, cursos presenciais de instrumentos musicais. Ao todo, são 26 vagas abertas à comunidade externa e interna da USP, destinadas a músicos e estudantes de música. As inscrições para concorrer às vagas já estão abertas e devem ser feitas pelo
site, até 19 de fevereiro.

As vagas oferecidas se distribuem entre seis cursos – fagote (8), oboé (5), trombone (3), trompa (2), percussão (2) e órgão (6) – e o público-alvo varia de acordo com cada um: os de instrumentos de sopro são destinados aos músicos ou estudantes de música que desejam se aperfeiçoar a nível técnico; o de teclas, aos músicos ou estudantes de música com conhecimento básico em piano; e o de percussão, aos percussionistas estudantes ou profissionais.

.

O órgão está entre os instrumentos que serão estudados no curso – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Em todos os casos, os candidatos devem, também, passar por um teste prático de seleção – a data e mais informações sobre ele serão divulgadas após o término das inscrições. Depois de selecionados, os alunos terão uma aula por semana ao longo de todo o período de realização do curso, que será de março a dezembro de 2017. Após seu término, aqueles que forem aprovados receberão um certificado emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Uma interface necessária e desejada

Os cursos são oferecidos como forma de difusão cultural e, de acordo com a professora responsável pela chefia do departamento, Mônica Isabel Lucas, são importantes tanto interna quanto externamente. “Eles projetam o departamento para fora, para a comunidade, e, ao mesmo tempo, criam uma interface entre a comunidade e a USP, necessária e desejada”, ressaltou..

As inscrições para os cursos de instrumentos musicais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP devem ser feitas somente pelo site até 19 de fevereiro. As aulas serão ministradas no Departamento de Música (CMU) da ECA (rua da Reitoria, 215, Conjunto Arquitetônico das Artes, Prédio 6 – Cidade Universitária, em São Paulo). Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do CMU e pelo telefone (11) 3091-4137.