USP tem vagas para cursos on-line de extensão na área de humanidades

Cerca de 70 cursos gratuitos serão oferecidos a partir de 21 de julho com temas em áreas como literatura, filosofia, política e história; inscrições começam dia 14 de julho

De clássicos da literatura à obra de J.K. Rowling na série Harry Potter, cursos de extensão da FFLCH abordam diversas áreas das humanidades – Arte sobre foto/Wikimedia Commons

.
No mês de julho, a USP oferecerá diversas oportunidades em cursos e atividades de extensão on-line na área de humanidades para os alunos da Universidade e para o público em geral. São cerca de 70 cursos gratuitos que somam mais de 4 mil vagas em diversas áreas como literatura, filosofia, política, história, antropologia, geografia, sociologia, tradução e estudos linguísticos. As inscrições devem ser realizadas de 14 a 16 de julho pelo formulário na internet neste link, sem necessidade de cadastro prévio ou senha no sistema (o cadastro só estará ativo a partir do dia 14, bastando escolher a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) no início).

Os cursos são promovidos pela Comissão de Cultura e Extensão da FFLCH e são resultado de estudos realizados em nível de pós-graduação. As aulas acontecerão no formato on-line entre os dias 21 e 31 de julho, com turmas distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite. Todos os alunos aprovados terão certificados de conclusão emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Na área de literatura, há 30 cursos cujos temas abordam produções europeias como poesia alemã, literatura espanhola; os escritos de Balzac; passando por livros infantis na Rússia e Coreia do Sul; e autores brasileiros de diversas épocas como Gonçalves Dias, Castro Alves, Jorge Amado, Machado de Assis e Manuel Bandeira. Até a obra de J.K. Rowling, na série Harry Potter, terá espaço para um curso que vai analisar sua narrativa sob os pressupostos da teoria literária.

Os 16 cursos da área de teoria, política e sociedade tratam de vários períodos históricos e diferentes aspectos sociais e econômicos, desde a Revolução Francesa, passando pelo neoliberalismo, até a política externa do governo Bolsonaro. Também tratam de questões como violência, segurança pública e encarceramento. Outros destaques se relacionam a aspectos sociais da literatura, da produção audiovisual e da música.

Estudos filosóficos, históricos e geográficos compõem 14 cursos disponíveis, com destaque para aspectos culturais como a trajetória do samba, o cinema brasileiro moderno e usos da análise fílmica em sala de aula; a abordagem de pensadores como Sócrates, Tucídides, Kant e Adam Smith; além de questões contemporâneas como a periferia das metrópoles e o problema da fome.

Na área de linguística e tradução, nove cursos destacam questões de semiótica, do ensino de português como língua estrangeira, de estudos em alemão e do crioulo haitiano, além de abordagens da tradução sob o contexto do feminismo e também da tecnologia.

Por fim, três cursos tratam de temas feministas e questões de gênero, destacando os percursos de Virginia Woolf a Judith Butler; a representação política feminina latino-americana e perspectivas filosóficas sobre o conceito de gênero.

O objetivo dos cursos de extensão é levar o conhecimento gerado na Universidade à comunidade externa e também oferecer oportunidades para alunos de graduação e pós-graduação. A relação completa dos cursos, com seus respectivos programas e horários, pode ser acessada na página do Serviço de Cultura e Extensão.
.

Cursos de Inverno da FFLCH
21 a 31 de julho de 2020
Cursos: 71
Vagas: 4.095
Inscrições: gratuitas, de 14 a 16 de julho de 2020 pelo formulário na internet
Relação de cursos e informações: http://sce.fflch.usp.br/cursos-de-inverno-da-fflch

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.