Primeiros calouros chegam à Universidade

Nesta sexta-feira, primeiro dia de matrícula do Sisu, os novos alunos comemoraram o ingresso na Universidade

03/02/2017 - Publicado há 7 anos
Matrícula dos candidatos aprovados pelo SiSU - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Matrícula dos candidatos aprovados pelo Sisu – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

Os primeiros calouros da USP já começaram a chegar. Esta sexta-feira, 3 de fevereiro, foi o primeiro dia de matrícula dos ingressantes da Universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Jornal da USP saiu pelo campus para conversar com ex-vestibulandos, agora novos uspianos: futuros engenheiros, arquitetos e biólogos.

João Henrique de Lima, 20 anos, é o mais novo politécnico

20170203_02_sisu-joaohenriqueAo passar no curso de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP, João deixou Pouso Alegre, em Minas Gerais, para morar e estudar na capital paulista. “No começo eu estranhei. Venho de uma cidade muito pequena e aqui o próprio campus é gigante!”

Apesar da grande mudança, o garoto, com ajuda dos calouros e veteranos, já começa a se acostumar com sua nova rotina: “Gostei bastante da USP, de tudo daqui! A recepção foi uma experiência muito legal, estou ansioso para começarem as aulas!”

Após um grande projeto de vida, anos de estudo e muita dedicação, Giovanna Lejanoski, 19 anos, virou caloura de arquitetura

20170203_02_sisu-giovanaNascida em Curitiba mas vivendo toda a vida na Grande São Paulo, a nova estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP enxerga a Universidade como o sonho de todos, principalmente na área escolhida. “Eu amei a USP! Não vejo nenhum curso de arquitetura que me chame tanto a atenção quanto o da FAU. Estou há dois anos com essa ideia e agora consegui conquistar a vaga!”

No primeiro ano em que a prova de aptidão foi suspensa na unidade, a menina, cheia de tinta, glitter e felicidade, conta que a aprovação de sua irmã foi o que a inspirou na luta pela vaga na Universidade: “Há alguns anos atrás, minha irmã passou na USP. Ao ver que ela conseguiu, fiquei muito motivada e percebi que era possível. Hoje estou aqui!”.

Samuel Augusto, 17 anos, daqui a algumas semanas será conhecido como Doctor

20170203_02_sisu-samuelO costume saudável do Instituto de Biociências (IB) da USP de deixar que calouros escolham os apelidos que serão usados durante toda a graduação possibilitou a Samuel ser denominado com uma referência a sua série favorita, sem nenhuma difamação.

Morador da capital, o mais novo estudante de Ciências Biológicas chegou cedo para a matrícula. Apesar da ansiedade e do nervosismo, em poucos minutos Doctor já estava integrado aos veteranos e novos colegas. “Estou muito animado e principalmente muito feliz! O pessoal é receptivo demais! Ao chegar aqui ‘a ficha caiu’ e pensei: Meu Deus, eu passei!” A opção pela USP aconteceu por conta da fama na área escolhida: “Aqui é um lugar com que sei que posso contar, onde com certeza terei uma boa formação”, completa Samuel.

A alegria pela vaga vai muito além dos calouros. Dona Eliane Ezequiel é mãe de Mariah, nova ingressante do curso de Ciências Biológicas

20170203_02_sisu-mariaEm sua primeira visita à USP, ficou impressionada com o tamanho do campus Butantã: “Quando ouvimos falar daqui não tínhamos noção do tamanho! Isso parece realmente uma cidade!”.

Dona Eliane também acredita que sua emoção pela conquista da filha seja até maior que a alegria da própria caloura. “Como mãe, é uma realização. Acho que estou muito mais feliz que ela!”, brinca.

As matrículas pelo Sisu continuam segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de fevereiro. São esperados 2.338 novos uspianos ingressantes pelo sistema. Os horários de matrícula variam conforme as unidades. Para mais informações, acesse o site

[cycloneslider id=”sisu”]

00_zero