E-book apresenta experiência de cursos da USP com o ensino remoto

. A pandemia de covid-19 gerou desafios para as universidades, em especial aos docentes e estudantes, que tiveram de se adaptar às novas condições impostas

04/05/2023 - Publicado há 1 ano
Arte sobre foto/Freepik

.
A pandemia de covid-19 gerou desafios para as universidades, em especial aos docentes e estudantes, que tiveram de se adaptar às novas condições impostas pela quarentena. Com as aulas presenciais suspensas, os professores foram submetidos a uma nova situação: passaram a ministrar aulas remotas com os recursos disponibilizados pela instituição, mantendo se possível a mesma qualidade do ensino. Uma parte deles, porém, não tinha familiaridade com as novas tecnologias digitais, enquanto outros precisariam aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades.

Foi pensando nessas dificuldades que um grupo de professores, funcionários e estudantes da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, liderados pela professora Adriana Backx Noronha, desenvolveu o e-book Perspectivas e Experiências Docentes na FEA-USP. O livro tem como objetivo estimular e auxiliar os docentes na utilização de ferramentas digitais de ensino disponibilizadas pela própria USP, além de propor novas metodologias de ensino e aprendizagem.

O material pode ser utilizado nas graduações de Administração, Economia, Contabilidade, Atuária e Engenharia de Produção mas o conteúdo do e-book serve para docentes de ensino superior de qualquer curso, pois está relacionado a práticas docentes.

O e-book é dividido em três partes. A primeira, chamada Estratégia e Metodologia de Ensino-Aprendizagem, trata de algumas questões conceituais relevantes na relação ensino-aprendizagem. A segunda parte, chamada Aplicativos e Ferramentas Educacionais, trata de mecanismos que podem ser aplicados ao ambiente educacional, revelando o compromisso com a qualidade da aprendizagem e sua perspectiva inclusiva, e quase de uma abordagem lúdica. A última parte, Relatos de Experiências Docentes, traz depoimentos de docentes sobre experiências desenvolvidas em sala de aula durante a pandemia.

“A ideia foi organizar experiências que ocorreram durante o período de pandemia, em capítulos nos quais os professores e estudante pudessem mostrar a sua perspectiva e deixar suas sugestões”, conta a professora Backx.

A organizadora do livro explica que o relato de experiências apresentadas no e-book possibilitou o levantamento de um conjunto de informações, colaborando nas reflexões do projeto Caeg (Consórcios Acadêmicos Para a Excelência do Ensino de Graduação), desenvolvido em conjunto com professores da FEA-RP, Esalq e EACH. No decorrer da formação realizada junto aos professores, observou-se que as maiores dificuldades não estavam apenas no uso das tecnologias ou no emprego dos métodos, mas na compreensão do contexto de ensino-aprendizagem.

“O ponto principal do processo de ensino-aprendizagem é que o estudante possa de fato aprender. Se considerarmos somente a perspectiva do ensino, sem a dimensão aprendizagem, não necessariamente significa que o estudante está aprendendo”, destaca Backx.

O objetivo principal do livro é compartilhar as experiências dos professores na adaptação aos métodos de ensino-aprendizagem durante o período de aulas remotas. São apresentados os sucessos e as lições aprendidas, com o foco no resultado final: a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, a abordagem é deslocada do ensino para a aprendizagem, com insights valiosos sobre o que os estudantes aprenderam, refletindo nas várias formas possíveis de avaliação durante o contexto da pandemia.

A participação dos docentes da faculdade foi fundamental para a narração das experiências, além dos seus próprios estudantes que também participaram como autores dos capítulos. O projeto do e-book contou com o apoio da USP por meio de auxílios financeiros proporcionados pelo Programa Unificado de Bolsas (PUB), da Pró-Reitoria de Graduação, e do Edital Inclusão Social e Diversidade na USP e em Municípios de seus Campi, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

O e-book pode ser acessado neste link.

.

Texto: Erick Lins, da Comunicação da FEA