Exposição no Maria Antonia documenta período obscuro da história do País

Giselle Beiguelman refere-se à mostra “Imagem-Testemunho”, que reúne obras realizadas por presos políticos durante o período da ditadura militar no Brasil

 24/04/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Nesta quinta-feira (27), o Centro Universitário Maria Antonia abre a exposição Imagem-Testemunho, a qual reúne experiências artísticas de presos políticos na ditadura civil-militar, apresentando obras realizadas por presos políticos durante os anos 1970 nos presídios do Estado de São Paulo. “São desenhos, colagens e xilogravuras que foram reunidas durante anos pelos ex-presos políticos Alípio Freire e Rita Sipahi e contam atualmente com mais de 300 obras”, explica a professora Giselle Beiguelman. “A curadoria é de Priscila Arantes e ela interpreta essas imagens como “insurreições” que revelam a ligação entre os presos políticos e as redes de apoio fora do espaço carcerário. Isso porque, quando esses testemunhos saiam das prisões, funcionavam como um dispositivo de divulgação da existência de presas e presos políticos no País.”

Não é a primeira vez que essas obras serão expostas. A primeira exposição dessa coleção, intitulada Pequenas InsurreiçõesMemórias, foi organizada pelas entidades promotoras do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 1984, marcando os cinco anos do processo de anistia. Giselle diz ainda que muitas dessas imagens fizeram parte de livros, catálogos e revistas. “Mas tanto a curadora como o diretor do Maria Antonia, professor José Lira, destacam que o contexto do ano de 2023 acrescenta novos sentidos à exposição dessa coleção. Primeiramente, é uma possibilidade de homenagear Alípio Freire e as inúmeras vítimas que morreram em 2021 pelo descaso da política negacionista do governo Bolsonaro em relação à pandemia do coronavírus.” Outro ponto que a colunista destaca é o de que a exposição reafirma a importância dessa coleção como documento de um período obscuro da história do País e reafirma, também, a importância desses testemunhos como espaços de luta e resistência.


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.