Visitas guiadas abordam a história dos edifícios da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Casarão da Vila Penteado e o Edifício Vilanova Artigas, em São Paulo, abrigam cursos de Arquitetura e Urbanismo da USP e são ícones da história e arquitetura brasileira; inscrições para visitas devem ser realizadas on-line todo início de mês

05/04/2023 - Publicado há 1 ano
Estudantes frequentando a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove neste ano um projeto de visitas guiadas aos seus dois icônicos edifícios: o Casarão da Vila Penteado e o Edifício Vilanova Artigas. O objetivo é apresentar ao público a história e a arquitetura desses espaços que pertencem à Universidade e abrigam cursos da instituição. Para participar da visita é necessário acessar os formulários on-line que são abertos no início de cada mês e fechados assim que as turmas são preenchidas.

Localizado na Rua Maranhão, o Casarão da Vila Penteado foi construído em 1902 pelo arquiteto sueco Carlos Ekman para a família do conde Antônio Álvares Penteado, uma das famílias mais ricas e influentes de São Paulo na época. Na visita guiada, o participante terá a oportunidade de conhecer a história por trás da construção e de explorar os espaços internos, incluindo o grande átrio central, as salas nobres e a capela. Ele foi um dos últimos edifícios remanescentes do estilo art nouveau na cidade de São Paulo. Em 1949, a construção foi doada para a USP.

Já o Edifício Vilanova Artigas, projetado como sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP no campus da Cidade Universitária, é uma obra-prima da arquitetura moderna brasileira. O projeto foi concebido pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, em consonância com a implementação de alterações pedagógicas da Reforma Universitária do início da década de 1960 e dos princípios de essencialidade e rusticidade característicos da arquitetura brutalista. O edifício é um exemplo da integração entre a arquitetura e o ambiente natural. Durante a visita guiada, o participante poderá admirar a sua fachada impressionante, os espaços abertos e a vista panorâmica da Cidade Universitária.

Para reservar a visita guiada, acesse os links:

.

Com informações do site da FAU USP