Reitor visita Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru

Durante a visita, o dirigente se reuniu com membros da equipe do HRAC para falar sobre o andamento do processo de transição e implantação do Hospital das Clínicas de Bauru

 28/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 18/04/2023 as 17:28
Por
No espaço recreativo do Hospital, pacientes e familiares encontram acolhimento e lazer – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na manhã do dia 24 de março, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior visitou o campus da USP em Bauru para acompanhar o andamento do processo de transição do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e a implantação do Hospital das Clínicas de Bauru (HCB).

“Coube a mim, como reitor, conduzir a parte final da transição administrativa do HRAC. Desde o início, eu me comprometi a acompanhar de perto a transição e garantir o apoio da Reitoria aos servidores do Hospital. Por isso, hoje, venho agradecer a forte adesão de todos ao projeto. Tenho certeza de que o Hospital das Clínicas de Bauru, em breve, será um hospital plenamente capacitado, servindo a população de toda essa região e tendo a reabilitação craniofacial como grande diferencial”, explicou Carlotti durante uma reunião realizada na Superintendência do Hospital, com a participação dos dirigentes, do diretor clínico, dos chefes de Departamentos e de Divisões e da Ouvidoria do HRAC, além da diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e presidente do Conselho Deliberativo do HRAC, Marilia Afonso Rabelo Buzalaf.

Para o superintendente do HRAC, Carlos Ferreira dos Santos, “é muito importante ter a presença do reitor aqui, para nos assessorar, para esclarecer as dúvidas que temos sobre o processo, aproveitando sua experiência como médico, ex-diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e ex-diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Todos somos parte da história de sucesso do HRAC e temos orgulho de poder ajudar, mostrando nossas necessidades e trabalhando juntos para construir essa nova organização”.

Depois do encontro, o reitor visitou as instalações do Hospital e conversou com servidores, médicos e pacientes.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais

Aproveitando a visita ao campus de Bauru, o reitor também participou da abertura do VII Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, promovido pelo HRAC nos dias 24 e 25 de março.

“Não é simples chegar à liderança mundial em uma área. O HRAC é um modelo para São Paulo, para o Brasil, e isso exige muito trabalho, muito pioneirismo. Vocês merecem o reconhecimento por manterem durante tantos anos a condição de excelência”, afirmou Carlotti.

A cerimônia também contou com a presença do coordenador-geral de Fomento e Ações Estratégicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Julio César Piffero de Siqueira, que lembrou que “o HRAC é um centro de excelência já consolidado que precisa de uma atenção especial do governo federal. O que se faz aqui precisa ser multiplicado, precisa ganhar capilaridade, encontrar espaços nos outros Estados, ultrapassar as fronteiras e encontrar apoio das demais fundações de amparo à pesquisa”.

O simpósio também marcou os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC, que, desde 1998, forma profissionais altamente qualificados na área de fissuras orofaciais e anomalias relacionadas.

“Esse programa mudou a história não só da USP, mas, sobretudo, a história dos pacientes. É um exemplo claro de como a ciência e a Universidade podem interagir com a sociedade e ajudar a melhorar a vidas das pessoas”, ressaltou o pró-reitor de Pós-Graduação, Marcio de Castro Silva Filho.

O reitor participou da abertura do VII Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.