USP em São Carlos abre inscrições em curso gratuito de programação para meninas

Em formato on-line e com quatro aulas ao vivo, “Meninas Programadoras” tenta romper com desigualdade de gênero ainda presente nas tecnologias; inscrições se encerram no próximo sábado, 18

14/03/2023 - Publicado há 1 ano
Curso Meninas Programadoras começa no dia 1º de abril. Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 18 de março – Foto: ICMC

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos está com inscrições abertas para o curso Meninas Programadoras: Introdução à Programação para Alunas do Ensino Médio ou Concluintes. As interessadas —  que se identificam com o gênero feminino ou não binário — devem se inscrever, gratuitamente, por meio deste link até o próximo sábado, dia 18. Na inscrição, serão priorizadas estudantes que estão cursando o ensino médio.

O curso se inicia no dia 1º de abril, com uma carga horária de três horas semanais aos sábados, em formato on-line e ao vivo. Há 150 vagas disponíveis. Caso as inscrições excedam o número de vagas, as participantes serão selecionadas por meio de sorteio.

Os conteúdos serão ministrados por Maria da Graça Campos Pimentel, professora do ICMC. Entre os tópicos abordados, estão: introdução ao conceito de programação com plataforma em blocos; Introdução ao conceito de programação Python; repetição, condicionais, práticas com exercícios da conteúdo de álgebra e lógica baseadas em exercícios da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) júnior; listas, funções e práticas baseadas em problemas com Python; sessões de exercícios, seguidas de atividade avaliativa.

A professora relata ao Jornal da USP o quanto, a cada ano, a procura pelo curso vem aumentando e inspirando mais meninas a ingressarem nos cursos de  ciências exatas do ensino superior. “Já estamos na décima sétima edição, que até o momento já formou 500 alunas de todo o Brasil. O curso estimulou meninas a não serem apenas usuárias das tecnologias, mas também desenvolvedoras, assumindo um caráter de liderança numa área ainda predominantemente masculina”, explica a professora.

Maria da Graça Campos Pimentel – Foto: ICMC

Ela também ressalta que as aulas ajudaram as participantes a desenvolver outras habilidades e a se interessarem ainda mais por tecnologias. “Algumas delas reportam que o curso não só as ensinou a programar, mas também a ter disciplina de estudo e resiliência. O sucesso do curso se reflete nas conquistas das egressas. Várias estão cursando graduação em computação em renomadas instituições, como USP, Unicamp, Unifesp, universidades federais, institutos federais e, também, em faculdades particulares”, celebra a docente.

O curso é desenvolvido em formato de difusão, com o intuito de inspirar outras mulheres a se interessarem por áreas da tecnologia. Quem tiver frequência mínima de 75% receberá certificado emitido pela USP.

De acordo com Giovana Batista, ex-aluna do curso, os conhecimentos aprendidos foram tão enriquecedores que ela até está planejando seguir na área. “Não tinha nenhum conhecimento sobre programação e estou pensando em seguir nas tecnologias. É um curso ótimo e simples de entender.”

Saiba mais: meninasprogramadoras@icmc.usp.br